8 de junho de 2020

Sindmotoristas denuncia ônibus lotados e promete manifestações nos terminais pelo retorno de 100% da frota

Os condutores de São Paulo realizarão, a partir das 16 horas desta terça-feira (09), manifestações nos terminais de ônibus da Capital paulista, tendo o Terminal Santo Amaro como local principal dos protestos da categoria contra a super lotação dos coletivos em plena pandemia do coronavírus.

O movimento também vai reiterar a cobrança feita ao prefeito Bruno Covas (PSDB) para que autorize o retorno imediato de 100% da frota de ônibus nas ruas.
A direção do Sindmotoristas protocolou recentemente ofício a respeito dessa solicitação, mas não houve resposta. O que se nota é uma certa resistência do Poder Público e dos empresários do setor em adotar tal medida. Ao invés disso, o prefeito determinou que apenas os ônibus com a capacidade máxima de passageiros sentados podem circular para evitar riscos maiores de contaminação por COVID 19.
No entanto, já no primeiro dia de funcionamento do novo sistema, os resultados foram decepcionantes. Logo na manhã desta segunda-feira (08), os coletivos saíram lotados dos terminais.
O presidente em exercício do sindicato, Valmir Santana da Paz (Sorriso), disse que a situação é difícil, mas apontou um caminho. “No atual momento, nem motorista e nem cobrador tem poder para barrar passageiro que força a entrada mesmo quando os assentos já estão ocupados. Para garantir minimamente o respeito à regra do distanciamento social, a circulação de 100% da frota de ônibus em São Paulo é uma medida que as autoridades devem adotar com a máxima urgência”, declarou o dirigente.