2 de agosto de 2018

Sindmotoristas defende renovação da frota

Mais do que luxo, a certeza de um sistema de transporte de qualidade. Investir na renovação da frota de ônibus da capital paulista é oferecer ao passageiros um serviço mais eficiente sem a necessidade recorrente de enviar os veículos para manutenção. Diante dessas constatações, a empresa Express adquiriu 72 novos veículos, que deverão ser entregues no próximo mês.

A aquisição é vista positivamente pelo Sindmotoristas, que defende a substituição dos ônibus antigos, evitando transtorno a motoristas e usuários. Esse, inclusive, é um dos principais motivos para que o Sindicato busque agilidade na licitação, atualmente suspensa pelo Tribunal de Contas do Município (TCM). O órgão aguarda esclarecimentos da Prefeitura para, assim, liberar o certame, que já começa a trazer prejuízos pelo atraso.

“São Paulo hoje está com uma frota razoavelmente nova, mas se continuar sem substituir os ônibus, logo logo esses veículos poderão estar velhos novamente e sucateados. E quem mais perde com isso é a população, pois a qualidade do sistema fica comprometida. Com a licitação, as empresas terão a chance de modernizar a frota. A população merece um transporte digno”, afirmou o diretor do Sindmotoristas, Francisco da Silva Xavier, conhecido como Chiquinho.

A expectativa é de que toda a frota possa ser renovada. No entanto, enquanto a licitação não sai do papel, a troca dos veículos é feita gradativamente. No caso da compra feita pela Express, em torno de 10 a 12 coletivos têm sido incorporados à frota toda semana. O modelo dos veículos é Caio Millennium IV, de chassi Mercedes-Bens O500U, com piso baixo, motor traseiro e 13,2 metros de comprimento. Eles possuem itens internos de acessibilidade para deficientes, ar condicionado, letreiro eletrônico padronizado, tomadas USB para carregamento de celulares e entrada para conexão de internet por wi fi.

Desde janeiro de 2017, dois mil ônibus zero quilômetro foram colocadas nas ruas de São Paulo.