21 de novembro de 2022

Sindmotoristas convida os trabalhadores para o Seminário “Relações Raciais no Brasil e o genocídio do povo preto”

Na próxima sexta-feira, dia 25, o Sindmotoristas realiza o Seminário “Relações Raciais no Brasil e o genocídio do povo preto”.  O evento acontecerá no auditório da entidade, às 14h30min,  e os trabalhadores em transportes estão convidados para participarem da discussão de um tema tão atual e importante.

A programação terá a palestra do professor João Mendes da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO) e, depois, a mesa abrirá para o debate.

O secretário de Igualdade Racial, José Carlos Souza Ferreira (Negão), responsável pela coordenação do seminário, disse que a ideia é abordar o tema sobre outro viés. “A violência que a população preta tem sofrido ao longo da história do país não se restringe àquela que está estatística cruel de pessoas deste segmento da sociedade que mais morrem vítimas da ação policial. Há também outro tipo de violência, aquela que é velada, e merece ser analisada com mais profundidade. Por causa da cor da pele, as portas estão fechadas para as oportunidades”.

Para Zé Carlos Negão, esse racismo estrutural precisa ser combatido, pois só assim as pessoas pretas serão integradas à sociedade.

A nossa categoria tem uma ótima oportunidade de mostrar que não compactua com o racismo e qualquer preconceito.

Por isso, trabalhador em transporte, vale ressaltar que sua presença é muito importante no seminário desta sexta-feira (25).