13 de Maio de 2019

Sindmotoristas comanda assembleias nas garagens de ônibus

Os condutores de São Paulo deram início ao plano de lutas, aprovada em plenária da categoria na última semana.

Logo na madrugada desta segunda-feira (13), foram realizadas assembleias nas garagens de ônibus do sistema com o objetivo de atualizar as dificuldades enfrentadas nas negociações com o setor patronal, que resiste em atender a pauta de reivindicações econômicas e sociais dos trabalhadores. A ação também foi uma forma de protesto e de mobilização dos companheiros para uma eventual paralisação da categoria.

Na garagem da Mobi Brasil, o presidente em exercício do Sindmotoristas, Valmir Santana Paz (Sorriso), criticou a postura dos empresários, dizendo que a ganância deles não tem limites e tem sido o maior empecilho para um acordo. “Após um processo licitatório demorado, com várias interrupções, finalmente serão assinados os novos contratos de concessão. Os patrões estão “rindo à toa” com os lucros que terão na exploração do sistema de transporte público da capital paulista, pelos próximos 20 anos. Então, o problema não é a falta de recursos, mas a falta de vontade de conceder o que é de direitos dos trabalhadores”.

O sindicato já levou o problema ao conhecimento do Poder Público, que se mostrou preocupado com as possíveis consequências do impasse nas negociações e já está mediando uma solução para a crise.

Em reunião com os dirigentes sindicais (9), o vereador Milton Leite ficou indignado. Para ele, os patrões não têm motivos para não atender a pauta de reivindicações da categoria. “Alegar insegurança jurídica e rigidez nos contratos são argumentos descabidos. Os novos contratos são altos e suficientes, garantindo que os empresários paguem suas dívidas de 4 bilhões de reais com o Fisco e, ainda, poderão negociar com os bancos a migração de financiamentos passados e futuros”.

O fato é que a categoria não pode esperar que os patrões tenham um momento de lucidez e reconheçam que as suas reivindicações são justas.

Hoje, em razão das assembleias se estenderem por mais tempo nas garagens, houve atrasos na saída dos ônibus, comprometendo sensivelmente o transporte público da cidade.

Amanhã (14), o plano de lutas continua, carros de som circularão nos terminais e pontos finais de ônibus, bem como, será distribuído um material informativo, “Carta Aberta à População”. O sindicato quer deixar ciente os usuários de ônibus sobre a luta dos condutores por melhores condições de trabalho e de salário e pela garantia do emprego. A entidade pretende com essa ação trazer a população para o lado dos trabalhadores e contar com seu apoio na possibilidade de uma greve de ônibus.