3 de junho de 2020

Sindmotoristas cobra pelo retorno de 100% da frota de ônibus na cidade São Paulo

Diante do processo de flexibilização em curso da quarentena e do número crescente de passageiros do transporte público na cidade de São Paulo, o Sindmotoristas protocolou ofício na Secretária Municipal de Mobilidade e Transportes solicitando o retorno imediato às ruas de 100% da frota de ônibus.

No documento, o sindicato justificou ao Poder Público a necessidade desta medida de segurança como meio de evitar que os coletivos trafeguem lotados, assim como, a concentração de pessoas nos terminais e pontos de ônibus.

A diretoria da entidade está bastante preocupada com a situação de vulnerabilidade dos motoristas, cobradores e dos usuários. “Não é possível respeitar a regra do distanciamento com os ônibus cheios. Sabemos que as chances de contaminação por coronavírus nesses casos é muito maior”, disse o presidente em exercício do Sindmotoristas, Valmir Santana da Paz (Sorriso).

O dirigente lembrou que a experiência mal sucedida do prefeito Bruno Covas, que cancelou a ampliação de rodízios de carros, depois que o transporte público bateu recorde de passageiros, não pode se repetir. “Nesta pandemia, não há tempo para protelar decisões. Temos que usar todas as ferramentas possíveis de proteção: usar máscaras, álcool em gel e colocar toda a frota de ônibus em circulação na cidade”, cobrou Sorriso.