Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

29 de Janeiro de 2020

Sindmotoristas apoia “Sexta sem carro”

Sindmotoristas apoia “Sexta sem carro”

A redução na poluição e no trânsito da cidade de São Paulo é apenas um dos benefícios de deixar o veículo na garagem e aproveitar o transporte público, pelo menos, um dia na semana. E é exatamente essa a proposta da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para o próximo dia 31, quando ocorre a “Sexta sem carro”. A iniciativa teve início em 2017 e segue este ano, sempre na última sexta-feira do mês. O Sindmotoristas apoia a ação, que impacta diretamente na saúde física e mental da população.

Na ocasião, algumas vias do Centro Histórico ficam fechadas para o trânsito de carros e motos, das 6 às 18 horas. O objetivo é incentivar o uso do transporte coletivo e as pequenas viagens a pé ou de bicicleta, além de implementar o debate sobre o uso do veículo na cidade. A região Central foi escolhida por possuir opções variadas de transporte público, como estações de Metrô e diferentes linhas de ônibus. Neste dia, apenas ônibus, táxis, vans escolares e bicicletas podem circular em toda a extensão do Largo Pateo do Colégio, Rua Boa Vista, Ladeira Porto Geral, Largo de São Bento, Rua Líbero Badaró (entre Largo de São Bento e Rua Dr. Falcão Filho), Viaduto do Chá e num trecho da Rua Florêncio de Abreu (entre Ladeira da Constituição e Rua Boa Vista).

“É importante que as pessoas se conscientizem das vantagens de reduzir o número de veículos particulares na capital paulista. Muitos tiram o carro da garagem para andar duas quadras, por exemplo. Acabam esquecendo que as consequências negativas são para eles mesmos, pois são vítimas da poluição e do estresse causado pelo trânsito. Muitos acham impossível andar em São Paulo sem carro, mas não é. Organizar caronas, utilizar o transporte público e até mesmo bicicletas são opções viáveis, basta mudarmos a nossa cultura e aproveitarmos o que temos à disposição”, afirmou o presidente, em exercício, do Sindmotoristas, Valmir Santana (Sorriso).