Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

30 de outubro de 2019

Sindmotoristas alerta categoria sobre câncer de próstata

Sindmotoristas alerta categoria sobre câncer de próstata

Mais do que um simples preconceito, uma ameaça à vida. Às vésperas da campanha Novembro Azul, que busca conscientizar o público masculino sobre o câncer de próstata, o Sindmotoristas chama a atenção da categoria: há uma chance de escolher entre vencer ou morrer. É isso mesmo. Especialistas são incisivos ao afirmar que a descoberta precoce da doença aumenta significativamente a chance de cura. No entanto, para que o diagnóstico seja feito na fase inicial, é fundamental a realização dos exames de rotina, a partir dos 45 anos ou antes para aqueles que contam com histórico familiar. O silêncio da enfermidade é outro motivo relevante para que a procura de um profissional seja feita anualmente e não apenas quando houver sintomas. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer cresce lentamente e pode não dar sinais durante anos. Ou seja, o cenário é claro: não restam motivos para tabu.

“O nosso Sindicato prioriza a saúde do trabalhador, de forma que ele esteja apto a exercer a sua função e cuidar da sua família. Oferecemos a estrutura e o auxílio necessários para que os companheiros possam tirar dúvidas e ser atendidos por bons especialistas. Porém, não depende apenas de nós. A visita constante ao médico deve ser algo que faz parte do dia a dia da categoria. Sobretudo, quando se trata de uma doença tão grave como o câncer. Por isso, peço que fiquem atentos e deixem de lado qualquer vergonha. Vergonha é ficar doente por preconceito”, afirmou o presidente, em exercício do Sindmotoristas, Valmir Santana (Sorriso), referindo-se ao toque retal, ainda evitado por muitos homens.

Talvez nem todos estejam cientes da eficácia do exame. Muitos acreditam que o chamado PSA (de sangue) é suficiente para descobrir o tumor. Porém, já foi constatado que aproximadamente 20% dos casos positivos encontrados por meio do toque retal podem contar com PSA normal ao diagnóstico. A verdade é que os dois exames juntos (toque e PSA) conseguem diagnosticar 80% das situações de neoplasia de próstata. Seguir hábitos saudáveis também está entre as recomendações dos médicos para evitar a doença. Na lista, está a prática de atividades físicas, não fumar, evitar bebidas alcoólicas e manter uma alimentação rica em vegetais, já que o sobrepeso e a obesidade estão entre os fatores de risco, assim como idade e hereditariedade.

“Assim como o Outubro Rosa, estamos organizando um evento para tratar desse assunto e tirar as dúvidas dos trabalhadores. Essas palestras já são tradicionais e integram a nossa programação anual”, mencionou Sorriso que, diante das estatísticas, entende a importância de informar os companheiros. Em 2018, por exemplo, foram mais de 68 mil novos casos. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. “Os números falam por si só”.