Sindicato dos Condutores/SP garante na pressão pagamento do vale dos trabalhadores(as) da Transkuba

Sindicato dos Condutores/SP garante na pressão  pagamento do vale dos trabalhadores(as) da Transkuba

O presidente Valdevan Noventa, acompanhado dos diretores do Sindicato, foi com um único propósito participar das reuniões (22/02) na Secretaria Municipal do Transporte e na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego: garantir o pagamento imediato do adiantamento do salário dos trabalhadores da Kuba, atrasado há mais de quatro dias.

O Secretário Municipal do Transporte, Jilmar Tatto, recebeu os dirigentes sindicais que relataram o problema recorrente de atrasos de direitos nesta empresa. Mostrando grande preocupação, o presidente Noventa falou que os companheiros das viações Cidade Dutra, Tupi e Transpass, além de duas empresas das antigas cooperativas, viveram o mesmo problema de atrasos no pagamento do vale que felizmente acabou sendo resolvido no decorrer do dia. Porém restou a Transkuba. O patrão revelou que não havia previsão para pagar os trabalhadores por falta de fluxo de caixa.

Jilmar Tatto reconheceu que a Prefeitura, desde o final de 2015, está atrasando o repasse do subsídio para as empresas e culpou a crise por isso. Mas o Secretário, ciente da gravidade do momento, acionou sua assessoria e os dirigentes do Sindicato saíram da reunião com a solução do problema bem encaminhada.

Os dirigentes sindicais seguiram para o segundo round da luta. Na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, aconteceu uma mesa redonda com a presença dos representantes dos trabalhadores, SPTrans, SPUrbanuss e os jurídicos do Consórcio 7 e da Kuba.

Foi um chororô do patronal e da Prefeitura, mas o presidente Noventa foi firme  ao declararse que estava alí para resolver a questão dos companheiros da Kuba, o que teve concordância do Superintendente Luiz Cláudio Marcolino que intermediou um acordo.

O acerto entre as partes foi constado em ata: a SPTrans comprometeu-se a repassar até às 11 horas de amanhã (23/02) um montante de dois milhões e 100 mil reais para o Consórcio 7 que automaticamente fará o depósito pertinente ao adiantamento salarial para a conta da Transkuba. Por outro lado, a empresa comprometeu-se, assim que forem operacionalizadas as transações bancárias, efetuar de imediato o pagamento do vale dos trabalhadores, ainda nesta terça-feira.

O presidente do Sindicato, com o documento em mãos, realizou no começo da noite, em frente à sede SRTE, assembleia com os trabalhadores da Kuba que aguardavam o desfecho.

Primeiramente, Noventa agradeceu os companheiros pela confiança na ação dos seus representantes e parabenizou a unidade na luta que foram determinantes para o resultado final. Em seguida o presidente do Sindicato colocou o acordo em votação que foi aprovado por unanimidade.

Por fim, o dirigente pediu a continuidade da mobilização dos companheiros. “Nos próximos dias haverá outros pagamentos e se houver novos atrasos teremos que agir com a mesma firmeza e determinação para garantir o recebimento dos nossos direitos, finalizou Noventa que se despediu agradecendo ao “papai do céu” pela vitória!