Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

13 de setembro de 2019

Sindicato defende investimento em qualificação profissional

Sindicato defende investimento em qualificação profissional

A sabedoria popular é clara: depois da tempestade vem a bonança. Quando se trata de luta e mobilização, o próximo passo é certo: chegou a hora da fiscalização. E, em meio a mais uma medida adotada pela Prefeitura para levar automação ao sistema de transporte da capital paulista, o Sindmotoristas segue atento para garantir a defesa de direitos e o cumprimento de acordos. Conforme divulgado pela administração municipal, a partir da próxima segunda-feira (16), doze linhas de ônibus passarão a aceitar o pagamento das passagens por meio de cartão de crédito, débito ou pré-pago. O Sindicato apoia a iniciativa e aprova o investimento em tecnologia. No entanto, reitera a necessidade de que as empresas invistam na qualificação profissional da categoria.

No Termo de Compromisso assinado pela Prefeitura, após dois dias de paralisação dos coletivos na semana passada, consta a manutenção dos postos de trabalho. Porém, para isso acontecer, os companheiros precisam se preparar para exercerem funções em outras áreas do sistema. “Estamos fiscalizando de perto esse acordo. Não tiramos os coletivos das ruas à toa. Fizemos isso para evitar que pais e mães de família sejam prejudicados. Paramos em defesa de uma pauta que incluiu o pagamento da PLR – realizado na última terça-feira, dia 11 – , a suspensão da redução da frota e a garantia do emprego. É preciso pensarmos na valorização do material humano em paralelo ao avanço da tecnologia”, disse o presidente, em exercício do Sindmotoristas, Valmir Santana (Sorriso).

Apesar de vivermos em uma era totalmente tecnológica, especialistas garantem que a qualificação profissional e o investimento no capital humano têm surgido como uma das principais tendências dentro do mercado nacional. Depois de muito tempo sendo subvalorizado, esse investimento começa a ganhar mais atenção uma vez que conhecimento, habilidade e atitude são os fatores de maior competitividade em um bom profissional. Isso sem contar o fato de que por trás de um excelente maquinário, é fundamental a existência de um indivíduo plenamente capacitado.

“É papel do Poder Público e do SPURBANUSS (sindicato patronal) preparar o trabalhador para as novas tecnologias que farão parte do cotidiano do sistema de transporte por ônibus de São Paulo”, afirmou o deputado federal e presidente licenciado do Sindicato, Valdevan Noventa, que participa ativamente das ações que envolvem o sistema de transporte da cidade.