4 de novembro de 2018

Sindicato das empresas de ônibus de Curitiba assina convenção coletiva garantindo estabilidade a cobradores

Medida foi tomada após projeto da Prefeitura para extinção progressiva da função

O Setransp (Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana) informou, em nota, que assinou em maio uma convenção coletiva para garantir a estabilidade dos cobradores por 12 meses.

O anúncio da medida foi reforçado nesta quinta-feira, 01 de novembro de 2018, após a divulgação de um projeto da Prefeitura, que prevê a extinção progressiva da função na capital. A proposta prevê uma “modernização” do sistema de bilhetagem.

Relembre: Projeto da prefeitura de Curitiba aponta para extinção progressiva da função de cobrador

O sindicato também informou que está em negociação com a Fecomercio e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) para ampliar a oferta de cursos de requalificação para os cobradores.

“Tendo em vista que a adoção dessa nova bilhetagem poderá diminuir postos de trabalho de cobradores, o Setransp, preocupado com essa situação, assinou a Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019 com o Sindimoc (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana) garantindo a estabilidade de cobradores por 12 meses e oferecendo a oportunidade de requalificação desses profissionais, o que já vem fazendo em parceria com o Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte)”, informou o Setransp, em nota.

Confira a cláusula assinada pelo Setransp e Sindimoc na Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019:

Considerando a modernização do sistema de transporte urbano de passageiros de Curitiba; considerando que essa nova realidade tecnológica implicará na redução da atividade do empregado cobrador, ajustam as partes as seguintes condições relativamente aos empregados cobradores:
a) matrícula e custeio dos empregados cobradores, no período de 12 (doze) meses a contar do registro deste instrumento no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego, em um dos cursos de formação profissional do SEST/SENAT, à escolha do empregado;
b) garantia provisória no emprego (estabilidade provisória), pelo prazo máximo de 12 (doze) meses a contar da data do registro deste instrumento no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego, de que não poderão, os empregados cobradores que estão com seus contratos de trabalho vigentes na data do referido registro no Ministério do Trabalho e Emprego, sofrerem despedida sem justa causa;
c) aproveitamento, sempre que possível, da mão de obra dos cobradores em outras atividades existentes nas empresas empregadoras.

Desta forma, o Setransp busca, além de garantir a estabilidade dos cobradores, disponibilizar requalificação profissional. Segundo o sindicato, até o momento cerca de 2,5 mil cobradores demonstraram interesse nos 57 cursos oferecidos pelo Senat.

O sindicato informa ainda que é de seu interesse, junto à Prefeitura, desenvolver um novo modelo de bilhetagem eletrônica nos serviços de transporte coletivo da capital.

“A ideia é modernizar o sistema e dar mais eficiência e controle quanto à cobrança de passagens, a fim de proporcionar mais rapidez nos embarques e oferecer novas funcionalidades em benefícios dos passageiros. Além disso, a nova bilhetagem trará mais segurança ao transporte coletivo, pois o pagamento da tarifa se dará por meio da utilização de cartão eletrônico, retirando a circulação de dinheiro de dentro dos ônibus e, com isso, reduzindo a ocorrência de assaltos, que tantos transtornos têm causado à população.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte