19 de Abril de 2021

Sem vacinas, sistema de transporte entrará em greve nesta terça-feira

Cansados do descaso do Poder Público, os trabalhadores em transportes prometem entrar em greve nesta terça-feira, dia 20. Os profissionais reivindicam um posicionamento do Governo do Estado sobre a inclusão da categoria na prioridade da imunização contra a Covid-19. A paralisação deve ser seguida em outros municípios paulistanos.

Na tarde desta segunda-feira (19), um encontro realizado no Sindmotoristas debateu os rumos da greve que pretende durar pelo menos 24 horas em todo o sistema de transporte rodoviário paulista. Para os trabalhadores, a vacinação é urgente, uma vez que eles estão expostos à doença, já que o transporte público não parou desde o início da pandemia.

“Os governantes têm agido como verdadeiros genocidas, colocando motoristas, cobradores e toda a sociedade em risco, uma vez que não há nenhuma fiscalização sobre as condições dos veículos que trafegam superlotados diariamente”, afirmou o deputado federal e presidente do Sindmotoristas, Valdevan Noventa.

REUNIÃO NO PALÁCIO SERÁ DETERMINANTE

Ao tomar conhecimento da greve, o Governo do Estado agendou uma reunião com o presidente do Sindmotoristas e outros líderes sindicais, a ser realizada hoje (19), a partir das 19h. Caso o Governo não sinalize as vacinas, a greve está decretada a partir das 0h desta terça-feira. Um manifesto também está agendado com concentração dos veículos às 8h em frente ao Masp, que seguirá em carreata até à Prefeitura para um grande ato de protesto pela vacina.

PRESENÇA MARCANTE

Estiveram presentes no encontro os secretários do Sindmotoristas, Valmir Santana da Paz, Sorriso (secretário de Formação e Cultura), Francisco Xavier da Silva, Chiquinho (secretário Geral), Narcízio Osório (Secretário de Assuntos Jurídicos), Luciana Borges (secretária da Mulher), Pedro Moreira de Alcântara, Boka de Lata (secretário do Meio Ambiente) e Valdemir de Jesus Santos, Mi (secretário de Saúde).

OUTROS LÍDERES SINDICAIS

Também marcaram presença no evento, Romildo Antônio (vereador de Jundiai), Paulinho (Diretor de Políticas Sindicais do Sindicato dos Rodoviários do ABC), Paulo Ataide (Presidente do Sindicato dos Motoristas de Jundiai); Ceará (presidente do Sintetaxi e representante da FTTRESP), Josimar Andrade (Representando a UGT e o Sindicato dos Comerciários), Ana Claudia (Diretora do Sincovero de Osasco), Washington (Diretor do Sindicato de Cargas Próprias), José Carlos Negrão (Representando a CTB e também Secretário da Igualdade Racial do Sindmotoristas), Luiz Gonçalves (Presidente da NCST).