Segundo dia de assembleias nas garagens

Dando prosseguimento ao Plano de Lutas, aprovado em assembleia,  o Sindicato dos Condutores/SP realizou o segundo dia de assembleias nas garagens. Os trabalhadores(as) amanheceram esta segunda-feira (15/05), ouvindo as dificuldades enfrentadas na campanha salarial,  com a má vontade dos empresários de ônibus em apresentar uma proposta decente para a categoria.

Por conta das discussões a respeito da pauta, na maioria das garagens houve atrasos na saída dos ônibus. Na VIP AE Carvalho, os diretores Chiquinho e Luizão disseram que é fundamental a mobilização constante nas garagens, é preciso mostrar que a categoria está unida e forte para os enfrentamentos  com os poderosos do setores econômico e político.

Os dirigentes sindicais criticaram a postura do Poder Público. “A Prefeitura assiste ao impasse como observador, como se não tivesse nada a ver com essa situação, o que é lamentável”, disse na oportunidade o diretor Chiquinho.

Em duas oportunidades, na semana passada, o presidente Noventa e alguns diretores tiveram reuniões com o Secretário Municipal dos Transportes, Sérgio Avelleda, mas infelizmente foram improdutivas. Ouviram apenas que era preciso esgotar as negociações.

Contudo, sabemos que a Prefeitura está diretamente ligada à crise no transporte público da cidade de São Paulo, quando assumiu o risco da gratuidade ampliada e mais recente, o prefeito eleito, sem ainda assumir o cargo,  declarou que não haveria reajuste na tarifa.

O resultado foi desastroso, a saúde financeira o sistema está comprometida, existe uma dívida gigantesca com as empresas em mais de R$323 milhões.

O presidente Noventa declarou que tanto o Poder Público quanto os empresas de ônibus usam a velha prática de que “a corda sempre arrebenta no lado mais fraco”, ou seja, querem jogar na conta dos  trabalhadores. “Isso não vai acontecer, estamos prontos para defender nossos direitos e nosso emprego”.