14 de Maio de 2020

Rodízio em São Paulo: Articulação de Valdevan Noventa inclui condutores na lista de profissões essenciais

Desde que o prefeito Bruno Covas decretou um novo sistema de rodízio de veículos em São Paulo, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o Sindmotoristas observou que os profissionais de ônibus não estavam incluídos na lista das atividades essenciais, a qual isenta o cumprimento do decreto. Mas uma articulação do deputado federal e presidente do sindicato, Valdevan Noventa, garantiu que os condutores também se beneficiem da isenção.

“Nossos trabalhadores executam serviços de extrema importância, transportando diariamente milhares de pessoas na cidade, entre eles, profissionais da saúde, agentes de manutenção e limpeza de estabelecimento hospitalares, entre outros. Portanto, eles não podem encontrar empecilhos para se deslocar de suas casas às garagens para iniciarem o seu trabalho”, afirmou Noventa.

Esses e outros argumentos foram basilares na articulação junto à SPTrans [Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes]e CET, que prontamente entenderam e concordaram com Noventa, incluindo os condutores na lista de atividades essenciais.

Valdeven Noventa explica que as empresas já receberam um formulário da Secretaria e que as mesmas deverão realizar o cadastro junto aos profissionais, que preencherão os dados para que possam usar os seus veículos pessoais e ficarem isentos de multas.

Segundo a SPTrans, o cadastro deve ser realizado preferencialmente pelas empresas. Os empregadores que enviarem a solicitação até 10 dias corridos terão efeitos retroativos. Ou seja, quem for multado por descumprir o rodízio e a empresa já tiver enviado a solicitação de isenção dentro desses 10 dias, as infrações dos dias anteriores serão canceladas automaticamente.

“Estamos sempre atentos e a postos para defender os interesses dos nossos trabalhadores. Essa é mais uma conquista em prol da categoria”, finalizou Noventa.