Reunião estratégica discute ações realizadas pelo Sindicato e traça planejamento de luta em defesa da categoria
Representantes da diretoria plena, delegados e militantes participaram nesta quinta-feira (17) de importante reunião de avaliação do trabalho realizado pelo SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo).
Repercutiram de forma positiva a entrega do jornal nas bases, que ressaltou as conquistas para a categoria na Campanha Salarial 2024 como, por exemplo, o reajuste salarial acima da inflação do período e o ganho do ticket de 6,38%, sem desconto, bem acima do índice.
“A receptividade do jornal nas bases foi positiva para mostrar aos trabalhadores nossas conquistas na Campanha Salarial. Cada diretor tem que divulgar amplamente os avanços e as reivindicações pelas quais ainda estamos na luta, como a pauta específica da manutenção e o retorno dos 30 minutos remunerados”, afirmou o presidente Edivaldo Santiago.
Também listaram a série de prejuízos causados pelo ex-presidente à categoria, nos últimos 09 anos, incluindo a perda de benefícios nas negociações, zero por cento de aumento real, herança maldita com dívidas acima dos R$70 milhões, e desvios das contas da entidade sem comprovação.
“São denúncias gravíssimas e comprovadas que serão tratadas de forma efetiva em nossa comissão de ética”, frisou.
O vice-presidente Valdemir dos Santos Soares (Moleque), por sua vez, destacou que o fortalecimento da unidade passa pelo trabalho efetivo nas bases. “O jornal serviu para mostrarmos nossa força diante do inimigo, que se incomoda com nossas conquistas. Não podíamos passar sem dar uma resposta a altura. Portanto, diretores e delegados devem repercuti-lo junto aos trabalhadores”, disse.
Mais associados
Durante a reunião foi ressaltada a necessidade urgente de os diretores investirem, de forma mais abrangente, na Campanha de Sindicalização nas garagens. Inclusive, o presidente Edivaldo abordou o trabalho que a entidade está fazendo para representar o universo de trabalhadores que atuam nas empresas do Setor Local (ex-cooperativas).
“Esses companheiros e companheiras precisam ser defendidos pelo Sindicato e vamos seguir conversando com os envolvidos em torno deste objetivo”.
Outubro Rosa e Novembro Azul
No próximo dia 25 de outubro, sexta-feira, as secretarias da Mulher e da Saúde promovem um grande evento de conscientização sobre as ações do Outubro Rosa (combate ao câncer de mama) e Novembro Azul (combate ao câncer de próstata), no auditório do Sindicato, com a presença de especialistas sobre os temas. O evento acontece das 10h00 às 13 horas e se espera casa cheia!
Seminário Anual de Cipeiros em novembro
A Secretaria de Saúde do Sindicato, em conformidade ao acertado na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, vai comunicar a SPTrans e SPUrbanuss sobre a organização e realização do Seminário de Cipeiros, previsto para os dias 23 e 24 de novembro, sem local definido.
Segundo turno das eleições
O presidente Edivaldo Santiago e membros da diretores defenderam a importância do voto consciente no segundo turno das eleições à prefeitura de São Paulo, entre Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), dia 27 de outubro. “Independentemente do vencedor nas urnas, o Sindicato vai cumprir seu papel de cobrar melhorias para a categoria, esperando do gestor compromissos e diálogo respeitoso”, observou Moleque.
Formação do trabalhador
Na reunião, as lideranças destacaram ainda a criação do Centro Educacional de Valorização no Trânsito (CEVAT-RESGATE), que vai investir na formação, treinamento e qualificação de motoristas e cobradores da categoria, a partir de uma série de cursos, bem como formação acadêmica a partir da parceria com a UNIFAEL Veritas. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente, com a liderança do companheiro John Erick de Oliveira (Fininho), ficará responsável pela mobilização dos trabalhadores e ações estratégicas como as dicussões sobre o fim das multas do RESAM.
Ações futuras
O Sindicato está organizando importantes ações de mobilização junto a categoria até o final do ano. Dentre elas constam eventos sobre os 91 anos do Sindicato (11 de novembro) convidando agentes que participaram da história da entidade, reunião com representantes do Setor de Manutenção e Delegados (06 de novembro) e Consciência Negra (20 de novembro) para fortalecimento do trabalho realizado pelo Grupo O Resgate.