12 de novembro de 2019

Retrocesso! Pesquisa do IBGE mostra extrema pobreza brasileira

Enquanto o governo segue batendo na mesma tecla, apostando em projetos como as reformas trabalhistas e da previdência, terceirização e tantas outras propostas descabidas, a sociedade sente na pele e paga a conta por uma má gestão pública. A prova disso está em uma pesquisa do IBGE divulgada na semana passada. Dados do Instituto mostram que a extrema pobreza no Brasil bateu recorde em 2018 com mais de 13 milhões de pessoas vivendo com menos de U$ 2 ao dia.
De acordo com as informações coletadas, desde 2012, quando teve início o estudo, não se atingia um nível tão alto de brasileiros nessas condições. O volume chegou a 6,5%. O principal motivo é a crise econômica, que atingiu o País nos últimos anos. A solução seria a criação de políticas públicas capazes de minimizar o impacto dos últimos acontecimentos. No entanto, ao invés disso, o que se vê é uma transferência dos problemas aos menos favorecidos.
“A classe trabalhadora tem tentado sobreviver a mudanças que tiram direitos e reduzem ou sucateiam as relações trabalhistas. Tem sido cada vez mais difícil se manter em um cenário tão desfavorável. Não é possível que os parlamentares não estejam percebendo onde isso vai parar”, afirmou o presidente, em exercício, do Sindmotoristas, Valmir Santana (Sorriso).