Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

6 de junho de 2019

Reformas geram instabilidade e sofrimento social aos trabalhadores

Reformas geram instabilidade e sofrimento social aos trabalhadores

Há mais de um mês, o Sindmotoristas fez um alerta sobre os acidentes e doenças ocupacionais que ainda atingem boa parte das categorias. Diante do cenário político do País e das propostas apresentadas pelo governo, o Sindicato volta a tocar no assunto pois, infelizmente, a Reforma Trabalhista veio para desproteger a classe trabalhadora, colocando-a a mercê dos patrões.

A precarização das condições de trabalho, por exemplo, é considerada um dos principais absurdos aprovados, no Congresso Nacional. Especialistas chegam a afirmar que a instabilidade gerada com esse novo modelo é uma propulsora do sofrimento social, atingindo diretamente a saúde mental dos profissionais.

Se uma pesquisa realizada entre 2012 e 2018 apontou um total de 17.200 mortes relacionadas a incidentes ou enfermidades ligadas a atividade laboral, o que pode estar por vir?

Uma resposta é simples: a Reforma da Previdência. Se não bastasse a retirada de direitos com a primeira mudança, agora a população brasileira também morrerá trabalhando. Não estão sendo excluídos nem mesmo aqueles expostos diariamente a situações de risco. E nem surpreende, afinal, inicialmente, a Reforma Trabalhista também permitia que gestantes atuassem em lugares insalubres.

“Chega a ser inacreditável. Enquanto lutamos pelo bem estar e dignidade dos trabalhadores, o Poder Público insiste em tratá-los com descaso e responsabilizando-os por uma má gestão”, destacou o presidente, em exercício, do Sindmotoristas, Valmir Santana (Sorriso).

Por isso, é fundamental que os companheiros fiquem atentos e não permitam que os patrões cometam injustiças e tentem se aproveitar dos seus funcionários. Diante de qualquer situação inadequada, procure imediatamente o Sindicato.