22 de novembro de 2021

Protestos contra o racismo marcam Dia da Consciência Negra em SP

Protestos contra o racismo  marcam Dia da Consciência Negra em SP

Na Avenida Paulista, as centrais sindicais somaram forças com o movimento negro e movimentos sociais contra o preconceito e pela necessária reparação histórica das injustiças que ainda acomete a população negra do país

Na capital paulista, a multidão começou a concentração ao meio dia. Por volta das 15h, a manifestação já reunia milhares de pessoas. Além do carro de som com falas de ativistas, o ato contou com apresentações artísticas de vários grupos e ritmos, como o samba de roda e o tradicional Ilú Obá de Min, que tem como base a valorização de culturas africanas e o feminismo.

Racismo e Bolsonaro

Muitas outras cidades também registraram atos na data. Estas manifestações também variaram de passeatas a apresentações artísticas e culturais. Já nas redes sociais, a hashtag #20NBolsonaroRacista figurou durante todo o dia entre os temas mais comentados do país, com mais de 20 mil menções. As mobilizações foram articuladas pelo Movimento Negro, Coalizão Negra por Direitos, Frente Brasil Popular, Frente Povo sem Medo, centrais sindicais, partidos políticos de oposição ao governo, entidades estudantis, entre outros movimentos sociais.

Fonte – NCST