12 de Janeiro de 2022

Promoção profissional é tema de reunião com a Viação Metrópole Paulista

Na manhã dessa última terça-feira (11), aconteceu uma reunião entre os diretores do Sindmotoristas e a Viação Metrópole Paulista. No encontro, foi cobrado soluções em regime de urgência sobre as promoções dos trabalhadores da empresa, uma vez que há tempos os mesmos aguardam o reconhecimento profissional.

Na reunião, a empresa foi representada pelo seu proprietário Luiz de Abreu. Os sindicalistas a ele, uma pauta de reivindicações com 17 itens que apontam irregularidades e desrespeito às cláusulas Convenção Coletiva de Trabalho (CCT – 2021/2022), dentre elas o descumprimento de Normas de Saúde e Segurança no Trabalho, número exorbitante de funcionários fora de função, defasem salarial entre os profissionais do setor de manutenção, demora na promoção funcional e outras questões do setor de operação.

O presidente do sindicato e deputado federal, Valdevan Noventa, lamentou o descaso com os profissionais, lembrando que os assuntos em questão já foram pautas de ofício (OF. 440/2019), datado em 31 de outubro de 2019, o qual solicitava providências à época.

Como pode uma única garagem ter 100 trabalhadores descontentes a espera de uma promoção e aumento salarial? O volume de reclamações é imenso na Metrópole Paulista, devido ao desprezo ao pleito dos representantes da categoria”, afirmou Noventa.

Para se ter uma ideia, apenas a M’ Boi Mirim entregou a listagem com os nomes e registro dos que almejam ser reconhecidos.

Conforme os diretores, o proprietário da empresa mostrou-se surpreso com a quantidade de problemas apresentados, pedindo um prazo e a lista de funcionários de outras garagens que ainda não apresentaram. Disse que fará uma análise minuciosa de cada caso, conjuntamente com a chefia imediata e seus gerentes para depois comunicar o sindicato sobre as medidas que serão adotadas.
No final do encontro, foi definido que a empresa terá até a primeira quinzena de fevereiro, para apresentar uma resposta aos trabalhadores.