Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

11 de Março de 2020

Projeto de lei pretende conceder gratuidade para militares sem farda

Projeto de lei pretende conceder gratuidade para militares sem farda

Na justificativa, medida pretende colocar fim a impasse

Um projeto de lei que está em tramitação na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), o PL 688/2019 de autoria do Deputado Estadual, Frederico d’Avila, tem como objetivo conceder aos policiais militares, civis e membros das Forças Armadas a gratuidade no uso dos transportes coletivos intermunicipais, Metrô e CPTM, mesmo sem estar fardado ou devidamente uniformizado.

Na Emenda Constitucional 18/98, um pedido dos policiais militares de receber o benefício do vale-transporte foi negado, pelo fato dos agentes quando uniformizados já viajarem de forma gratuita, em forma de “carona” concedida.

Na justificativa do parlamentar, o beneficio irá contribuir para a autoestima do agente público de segurança e maior segurança para ele, não havendo a necessidade de se expor em seu deslocamento ao trabalho.

“Ocorre que muitos policiais militares residem em município diverso de onde trabalham e utilizam o transporte público. Muitos destes evitam utilizar o transporte público fardados, vez que tal ato pode comprometer a sua segurança e a dos demais passageiros.
A concessão deste benefício em muito irá colaborar com a autoestima do policial militar que, consequentemente, mais e melhor se empenhará no exercício de suas atribuições”, explica em parte do projeto de lei.

O projeto tem abrangência em todo o Estado e, caso seja após todos tramites aprovado, deve entrar em vigor em até 90 dias. Desta forma, permitirá ao beneficiado viajar de forma gratuita nos trens do Metrô e CPTM e também nos ônibus intermunicipais, cabendo ao policial ou militar apresentar sua funcional para um funcionário da bilheteria ou motorista do veículo.