18 de outubro de 2018

Prevenção do Câncer é tema de palestra no SINDMOTORISTAS

É preciso lutar pelos direitos, mas é essencial cuidar da saúde. E quando se trata de uma doença altamente severa como o câncer, já ficou comprovado que a prevenção é a melhor opção. Com esse pensamento, o Sindmotoristas lotou o auditório da entidade, na tarde desta quinta-feira (18), para informar e conscientizar a categoria sobre a doença. O evento contou com a parceria do Hospital AC Camargo, referência no tratamento da enfermidade.

Aproveitando o mês que se comemora o Outubro Rosa, os palestrantes abordaram a importância da realização do autoexame e da mamografia evitando, assim, o aumento no número de casos entre o público feminino. O câncer de próstata também foi tema do encontro.

Profissionais especializados alertaram os trabalhadores sobre a necessidade de manter um estilo de vida adequado e ainda fazer acompanhamento médico rotineiro. Conforme dados apresentados pelo AC Camargo, são esperados mais de 59 mil novos casos de câncer de mama em 2018. Quando se fala em tumor de próstata, o número supera os 68 mil. Para aqueles que gostam de ficar expostos ao sol frequentemente as estatísticas são mais alarmantes: espera-se mais de 165 mil casos de câncer de pele apenas neste ano.

“Estilo de vida faz toda a diferença quando se fala de câncer. E para termos boa qualidade de vida bloqueando o processo de mutação celular, o Ministério da Saúde destaca medidas essenciais como melhorar alimentação, melhorar a qualidade do elemento consumido, praticar atividade física e controlar o peso. Essas ações evitam 1/3 dos cânceres que estão vindo”, afirmou a médica e palestrante, Gisele Polottow de Melo, destacando também o cigarro, um grande vilão quando se trata de modificação celular.

Diante das informações, o Sindicato entende que iniciativas como o Outubro Rosa, Novembro Azul e outros encontros voltados à saúde do trabalhador devem ser mantidos na programação anual do Sindmotoristas. “Nós fomos eleitos para fazer a diferença e temos que honrar o voto do trabalhador, que é merecedor e precisa desse amparo”, disse o secretário de Saúde, Mi.

Já a recém-eleita secretária da Mulher, Luciana Borges Barreto, alertou as companheiras em relação ao agendamento de exames. “Tem mais de 51 mil mulheres morrendo anualmente, muitas por não se cuidarem, por isso a importância desse evento para que se conscientizem. Outubro não é um mês de festa, mas sim de conscientização. Estou aqui para chamar a atenção das mulheres para que façam o autoexame e a mamografia anualmente”.

Satisfeito com o resultado do encontro, o presidente Sorriso reiterou a necessidade de levar informações para a categoria. “Tenho certeza de que saímos daqui com outro pensamento, outra visão, com vontade e compromisso de repassar tudo o que foi dito, contribuindo para a saúde dos companheiros”.

No entanto, o evento não ficou apenas na teoria. O Hospital AC Camargo vai oferecer exames e consultas gratuitas aos trabalhadores. Ao final da palestra, foram distribuídas fichas aos participantes, que em breve terão agendados os seus exames de próstata, mamografia, intestino e cólo do útero, considerados cânceres rastreáveis. Ao todo, 422 trabalhadores serão contemplados.

Fotos: Denis Glauber