8 de dezembro de 2022

Presidente do Sindmotoristas participa de reunião, em Brasília, com o Governo de Transição de Lula para tratar da tarifa zero no transporte e outras questões do setor

O presidente do Sindmotoristas, Naílton Francisco de Souza (Porreta), esteve na capital do país nesta quarta-feira (07), onde participou da reunião com o deputado federal Jilmar Tatto (PT/SP), que integra a equipe de transição do Governo Lula e responde diretamente pelas questões relacionadas às cidades, mobilidade urbana e transporte.

Na avaliação do dirigente do sindicato, o encontro foi bastante produtivo, as discussões giraram em torno da viabilidade da tarifa zero no transporte coletivo urbano das capitais e cidades metropolitanas do país. Sobre o assunto, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, já apresentou um estudo específico para sua implantação na capital paulista ao deputado Jilmar Tatto.

O deputado declarou que há interesse do Governo Lula em aprofundar o debate, mesmo porque já existe uma proposta  de se criar o Sistema Único de Mobilidade Urbana, semelhante ao Sistema Único de Saúde, com a participação dos governos federal, estadual e municipal na prestação gratuita do serviço de transporte à população brasileira.

Naílton elogiou o projeto que considera arrojado e que certamente trará benefícios sociais, mas manifestou preocupação com os impactos junto aos trabalhadores da categoria. “É preciso garantir os postos de trabalho, principalmente dos cobradores, que é uma luta árdua travada pelo Sindmotoristas há anos em São Paulo em defesa do emprego de 18 mil pais e mães de família”.

Na oportunidade, os dirigentes sindicais  da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo (FTTRESP) e sindicatos filiados propuseram a realização de uma conferência nacional do transporte urbano e rodoviário de passageiros e de cargas, com a participação tripartite de representantes dos trabalhadores, empresários e Governo Federal, com o objetivo de debater todas as demandas específicas do segmento e, depois, aprovar no Congresso as diretrizes para o transporte em geral.

“Organizar a conferência nacional, aprovação do Marco Regulatório do Transporte de Cargas e Coletivo Urbano na Câmara e Senado Federal, retomar a discussão do Estatuto do Motorista, a fim de englobar todas as leis relacionadas aos profissionais do volante, dar seguimento às propostas de melhorias de condições de trabalho, como por exemplo, a implantação dos pontos de parada e descanso, que, sem dúvida, é um benefício para os motoristas rodoviários, enfim, essa pauta será o carro chefe das nossas lutas”, enfatizou Naílton para o representante do Governo de Transição.