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3 de agosto de 2018

Prefeitura apresenta plano cicloviário para a capital nesta sexta-feira, 3

Prefeitura apresenta plano cicloviário para a capital nesta sexta-feira, 3

O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto, apresentam às 11 horas desta sexta-feira, dia 3 de agosto de 2018, o plano cicloviário da cidade de São Paulo.

A partir da apresentação o plano cicloviário será debatido em audiências públicas nas 32 prefeituras regionais.

O objetivo da proposta segundo a administração municipal, é “garantir a melhoria da mobilidade e maior conexão entre os diferentes modais de transportes”. O foco central da proposta é conectar a rede cicloviária a terminais de ônibus e estações de trens da CPTM e do Metrô.

O plano cicloviário recebeu consultoria técnica de duas instituições internacionais: Bloomberg Philanthropies e WRI Brasil. O prefeito chegou a se encontrar em julho, em viagem a Nova York, com Janette Sadik-Khan, ex-secretária de Transportes da cidade americana e atualmente consultora da Bloomberg.

Seguindo o roteiro adotado na implantação do plano cicloviário de Nova York, o plano da Prefeitura envolve ideias de traffic calming (acalmamento do trânsito) e a intensificação do diálogo com a sociedade. No entanto, a questão da redução da velocidade, que integra o conceito adotado na cidade americana e outras cidades do exterior (entre 30 e 40 km/h), não é explicitado no plano paulistano, que em seu lugar prefere intensificar a implantação de “lombofaixas” e a ampliar (alargar) calçadas.

O jornal O Estado de SP, que teve acesso antecipado ao plano que será apresentado hoje, cita em matéria publicada nesta sexta-feira que o projeto está assentado em uma hierarquização das vias. Nas mais movimentadas, como Avenida do Estado e Radial Leste, haverá ciclovias, já nas conexões entre os bairros e as grandes avenidas o plano prevê a introdução de ciclofaixas, com a criação de ciclorrotas nas ruas do miolo dos bairros.

O projeto prevê ainda a implantação de eixos cicloviários. Num prazo de dez anos o plano pretende criar um “anel cicloviário” compreendendo as vias mais movimentadas da capital – Marginais Tietê, Marginal Pinheiros, Avenida Bandeirantes, Avenida Tancredo Neves, Juntas Provisórias e Salim Farah Maluf.

Fonte: Diário do Transporte