25 de junho de 2019

Portaria da SMT prioriza aproveitamento da mão de obra de cobradores e motoristas no sistema de transportes por ônibus da capital paulista

Portaria da SMT prioriza aproveitamento da mão de obra de cobradores e  motoristas no sistema de transportes por ônibus da capital paulista

Após reunião no último dia 18, com a participação de representantes do Sindmotoristas, Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e do SPUrbanuss, para tratar a respeito do conteúdo da Carta Circular 005/2019 da SPTrans, as solicitações dos condutores foram atendidas em Portaria da SMT nº 087, publicada no dia 24. O documento prioriza o aproveitamento da mão de obra de cobradores e motoristas de transportes por ônibus da cidade de São Paulo em outros setores do sistema, bem como, será disponibilizado a requalificação profissional para os cobradores, sem incidência de demissões.
Vale destacar, também, que a Portaria oficializa a criação da Comissão Tripartite, com o limite de 5 membros de cada entidade representativa dos trabalhadores, empresários e Poder Público.
A polêmica começou com a publicação da circular (11), que determinava às empresas operadoras de transporte coletivo urbano da cidade de São Paulo que só poderão adquirir veículos padron e básico com novo “layout”. Os ônibus não terão o assento e a gaveta do cobrador.
Na oportunidade, o presidente do sindicato profissional, Valmir Santana da Paz (Sorriso), acompanhado de vários diretores da entidade, mostrou sua indignação com a tal publicação, que ameaça o emprego de 19 mil cobradores. Lembrou as garantias da Prefeitura de São Paulo de que não haveria demissão no sistema, mas que se insistisse com o plano de extinguir a função do cobrador, a categoria estaria pronta para fazer o enfrentamento.