31 de Maio de 2021

Por reajuste salarial, FTTRESP discute paralisação no sistema de transporte em todo o Estado de São Paulo

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (31), uma reunião entre os presidentes e diretores dos sindicatos dos trabalhadores rodoviários do Estado de São Paulo, coordenada pela federação da categoria (FTTRESP), para discutir os rumos das campanhas salariais nos municípios paulistas que se encontram estagnadas, podendo resultar em uma possível paralisação em todo o estado, no próximo dia 21.

Embora na capital, o Sindmotoristas conseguiu assegurar o emprego da categoria, outros sindicatos não tiveram o mesmo êxito. Já o reajuste salarial vem sendo protelado pelos patrões em todos os municípios. Para o presidente da federação, Valdir de Souza Pestana, a questão da pandemia trouxe desemprego e perda de renda no setor. “No ano passado, o reajuste dos salários e benefícios, em sua a maioria, tiveram 0% e outras ficaram bem abaixo da inflação. Por esta razão, não aceitaremos mais desculpas dos patrões, assim vamos lutar por nossos direitos”, afirmou.

Na reunião, os participantes aprovaram um plano de lutas que prevê assembleias nos locais de trabalho na terça-feira, dia 8 de junho; reunião plenária na quinta-feira, 17 de junho; e por fim, paralisações seguidas de manifestos, nas principais cidades do Estado, no dia 21 de junho.