11 de novembro de 2019

Plenária preparatória para o Curso de Formação Sindical

A direção do Sindmotoristas realizou plenária preparatória para o Curso de Formação Sindical voltado para os diretores e delegados, na tarde desta segunda-feira (11). O Clube de Campo do SINTAEMA, em Nazaré Paulista, sediará o evento nos dias 25 e 26 de novembro.

Diretores do sindicato parabenizaram a iniciativa conjunta das Secretarias de Comunicação e Imprensa, Formação e Cultura, DIEESE e da Saúde.

Para os dirigentes o momento é propício para abrir discussão sobre a difícil situação do movimento sindical e da classe trabalhadora que têm sido vítimas recorrentes de ataques do Governo que faz o jogo do setor econômico, através de reformas e medidas provisórias para precarizar direitos e enfraquecer a representação dos trabalhadores. O objetivo é transformar o Brasil no país da informalidade.

O secretário da Manutenção, Naílton Porreta, destacou a programação temática do curso. Entre os vários temas a serem abordados, relatos de alguns períodos dos 86 anos de história do Sindmotoristas que está aniversariando hoje.

“O curso é crucial. Como representantes da maior categoria profissional do transporte da América Latina temos que nos preparar e nos adequar à nova realidade do país”, declarou a secretária das mulheres, Luciana Borges.

Para o secretário geral, Francisco Xavier da Silva (Chiquinho), a realização do curso é uma ação frutífera, que com certeza vai nos municiar de informações pertinentes às mudanças do mundo do trabalho. “Por mais que resistamos às maldades da Reforma Trabalhista no meio da categoria, não têm como não nos afetarmos com esse golpe dado em conluio pelo governo e setor patronal. Mesmo com as recentes vitórias da nossa categoria, o desemprego é uma ameaça real”, ressaltou Chiquinho que também apoia seu companheiro de direção, Nailton, em todas as atividades em favor dos trabalhadores da manutenção. Segundo o dirigente, a situação chegou ao limite, não dá mais para postergar uma solução.

Embora fugisse da pauta da plenária, os problemas do setor de manutenção vieram à tona. O secretário da Pasta, Nailton, disse que muitos companheiros ficaram surpresos com uma demanda de reivindicações protocolada junto à empresa.

O secretário da manutenção lembrou que o próximo dia 19 se esgota o prazo de 60 dias, após a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho, para o SPUrbanuss apresentar uma solução para a condição dramática que se encontram esses profissionais.

Por sugestão do presidente licenciado e deputado federal, Valdevan Noventa, mudou a forma de abordagem da entidade. Foi atualizado o levantamento de irregularidades neste setor e tirou-se uma pauta única que será discutida por empresas. Primeiramente, a discussão será com o Grupo VIP, depois, Sambaíba, Campo Belo, MobiBrasil e, assim, por diante.

O secretário dos aposentados, Israel Aparecido (Cipó), pediu um parêntese na plenária para lembrar os companheiros que o Campeonato de Futebol dos Veteranos do Sindmotoristas já é um sucesso. O dirigente fez um pedido para que todos prestigiem este evento esportivo da categoria.

Ainda na composição da mesa de trabalhos, os diretores Xarope, Mirandinha, Ceará e a delegada VIP Itaim, Gisele.