Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

18 de julho de 2019

Plenária discute pauta em defesa do emprego da categoria

Plenária discute pauta em defesa do emprego da categoria

As medidas temerárias que a Prefeitura de São Paulo ameaça adotar em prejuízo aos condutores fizeram parte da pauta de discussões, na reunião Plenária, realizada na tarde de hoje (18), na sede do Sindmotoristas.

Diretores e delegados sindicais colocaram suas posições e preocupações com a iminente diminuição da frota de ônibus e, consequente, redução dos postos de trabalho, emprego dos cobradores e a omissão do patronal sobre o plano de carreira dos trabalhadores do setor da manutenção.

A secretária da Mulher, Luciana Borges, disse que a categoria está amparada pelo seu líder maior, o deputado federal e presidente licenciado do Sindmotoristas, Valdevan Noventa, que mostrou seu comprometimento e fidelidade com a causa dos trabalhadores ao votar contra a Reforma da Previdência.

Outro fato marcante na história de luta do Noventa foi lembrado pelo secretário de Assuntos Jurídicos, Narcízio Osório. “Os cobradores só estão na catraca devido à ação desse companheiro. Se não fosse ele, provavelmente, o fim dos cobradores no sistema da capital paulista já teria acontecido”.

O desafio de garantir o emprego de mais de 19 mil trabalhadores está lançado, condutores e sindicato sabem que há um forte oponente a enfrentar. Na tentativa de ludibriar os trabalhadores e os usuários de ônibus, a Prefeitura chora dificuldades. Embora não se posicione publicamente, a Gestão de Bruno Covas quer o fim dos cobradores para tirar o setor do “vermelho” e faz ameaças de não ter recursos para repassar às empresas, a partir de setembro.

Recentemente, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte autorizou que os ônibus circulassem sem cobrador à noite, mas a medida não vingou porque o sindicato prometeu retaliações.

O plano de enxugar o sistema caminha por outras vias. Em um primeiro momento, há uma determinação de tirar de linha cerca de 250 ônibus, ou seja, não somente cobradores correm o risco de serem demitidos, mas também motoristas, manobristas e trabalhadores da manutenção.

Em relação às discussões das demandas dos trabalhadores da manutenção, o secretário da Pasta, Naílton Porreta, criticou o SPURBANUSS (sindicato patronal) que não sentou para negociar. O dirigente sugeriu que o Sindmotoristas não assine a Convenção Coletiva 2019-2020 sem a definição do plano de carreiras e que o impasse deve ser discutido em plenária específica com esses profissionais.

Por fim, o companheiro Valmir Santana da Paz (Sorriso) destacou a responsabilidade de ser o guardião do cargo de presidente da entidade que lhe foi confiado pelo amigo Noventa. Disse que defenderá a sua categoria com toda força e conta o apoio de todos. “A divisão não constrói. Temos que explorar nossa maior qualidade, a união, para vencer o inimigo”.
O presidente Sorriso rebateu as ameaças da Administração Covas com outra ameaça. “Se continuar com o plano de demissão na categoria, os condutores vão cruzar os braços e São Paulo não terá transporte público. Quer reduzir custos, procure outro lugar. Não permitiremos que tire o ganha pão de milhares de pais e mães de família”.

COMISSÃO TRIPARTITE
Por fim, a plenária aprovou os nomes dos companheiros Sorriso, Tega, Chiquinho, Osório e Moleque para representarem os trabalhadores na comissão tripartite com o patronal e o Poder Público. A comissão terá o objetivo de discutir caminhos para garantir os postos de trabalho e outras questões envolvendo o transporte público.

PORTO ALEGRE
O encontro contou com a presença do sindicato coirmão de Porto Alegre, representado pelo companheiro Abbad, que encabeça uma chapa para a renovação da diretoria da sua entidade. Na oportunidade, ele solicitou apoio dos condutores de São Paulo para a sua eleição.