18 de julho de 2019

Plenária discute pauta em defesa do emprego da categoria

As medidas temerárias que a Prefeitura de São Paulo ameaça adotar em prejuízo aos condutores fizeram parte da pauta de discussões, na reunião Plenária, realizada na tarde de hoje (18), na sede do Sindmotoristas.

Diretores e delegados sindicais colocaram suas posições e preocupações com a iminente diminuição da frota de ônibus e, consequente, redução dos postos de trabalho, emprego dos cobradores e a omissão do patronal sobre o plano de carreira dos trabalhadores do setor da manutenção.

A secretária da Mulher, Luciana Borges, disse que a categoria está amparada pelo seu líder maior, o deputado federal e presidente licenciado do Sindmotoristas, Valdevan Noventa, que mostrou seu comprometimento e fidelidade com a causa dos trabalhadores ao votar contra a Reforma da Previdência.

Outro fato marcante na história de luta do Noventa foi lembrado pelo secretário de Assuntos Jurídicos, Narcízio Osório. “Os cobradores só estão na catraca devido à ação desse companheiro. Se não fosse ele, provavelmente, o fim dos cobradores no sistema da capital paulista já teria acontecido”.

O desafio de garantir o emprego de mais de 19 mil trabalhadores está lançado, condutores e sindicato sabem que há um forte oponente a enfrentar. Na tentativa de ludibriar os trabalhadores e os usuários de ônibus, a Prefeitura chora dificuldades. Embora não se posicione publicamente, a Gestão de Bruno Covas quer o fim dos cobradores para tirar o setor do “vermelho” e faz ameaças de não ter recursos para repassar às empresas, a partir de setembro.

Recentemente, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte autorizou que os ônibus circulassem sem cobrador à noite, mas a medida não vingou porque o sindicato prometeu retaliações.

O plano de enxugar o sistema caminha por outras vias. Em um primeiro momento, há uma determinação de tirar de linha cerca de 250 ônibus, ou seja, não somente cobradores correm o risco de serem demitidos, mas também motoristas, manobristas e trabalhadores da manutenção.

Em relação às discussões das demandas dos trabalhadores da manutenção, o secretário da Pasta, Naílton Porreta, criticou o SPURBANUSS (sindicato patronal) que não sentou para negociar. O dirigente sugeriu que o Sindmotoristas não assine a Convenção Coletiva 2019-2020 sem a definição do plano de carreiras e que o impasse deve ser discutido em plenária específica com esses profissionais.

Por fim, o companheiro Valmir Santana da Paz (Sorriso) destacou a responsabilidade de ser o guardião do cargo de presidente da entidade que lhe foi confiado pelo amigo Noventa. Disse que defenderá a sua categoria com toda força e conta o apoio de todos. “A divisão não constrói. Temos que explorar nossa maior qualidade, a união, para vencer o inimigo”.
O presidente Sorriso rebateu as ameaças da Administração Covas com outra ameaça. “Se continuar com o plano de demissão na categoria, os condutores vão cruzar os braços e São Paulo não terá transporte público. Quer reduzir custos, procure outro lugar. Não permitiremos que tire o ganha pão de milhares de pais e mães de família”.

COMISSÃO TRIPARTITE
Por fim, a plenária aprovou os nomes dos companheiros Sorriso, Tega, Chiquinho, Osório e Moleque para representarem os trabalhadores na comissão tripartite com o patronal e o Poder Público. A comissão terá o objetivo de discutir caminhos para garantir os postos de trabalho e outras questões envolvendo o transporte público.

PORTO ALEGRE
O encontro contou com a presença do sindicato coirmão de Porto Alegre, representado pelo companheiro Abbad, que encabeça uma chapa para a renovação da diretoria da sua entidade. Na oportunidade, ele solicitou apoio dos condutores de São Paulo para a sua eleição.