13 de Maio de 2019

Patronal decepciona mais uma vez, e nova proposta salarial é rejeitada pelo Sindmotoristas

A direção do Sindmotoristas concedeu mais um crédito de confiança ao setor patronal, que novamente desperdiçou a oportunidade de buscar, pelo consenso, um acordo. Houve uma reunião entre as partes, na sede do SPURBANUSS na tarde desta segunda-feira (13), mas o encontro não surtiu o resultado esperado, os empresários insistiram com o “pacote de maldades”. Como novidade, só o índice de reajuste dos salários e do tíquete refeição de 4,18%, mesmo assim abaixo da inflação do período.

O assessor jurídico do sindicato patronal, Pavani Jr., insistiu na tese de valorizar o trabalhador pela produtividade para justificar sua proposta, que prevê:

– 01 (uma) de intervalo não remunerado;

– Regulamentação da jornada flexível (dupla pegada);

– Banco de Horas com limite de 104 horas/mês, de acordo com a lei;

– Desconto das multas do RESAM;

– Pagamento do tíquete refeição vinculado ao dia trabalhado;

– A Participação nos Lucros e Resultados, a discussão ficaria para 2020, ou seja, este ano zero de PLR;

– Reajuste salarial e do tíquete refeição de 4,18% (abaixo da inflação do período);

– Garantia da data-base da categoria.

A diretoria executiva do Sindmotoristas/SP, junto com alguns membros da Comissão de Negociação, rejeitou a proposta, considerando-a uma afronta, um desrespeito aos condutores. Para os dirigentes sindicais, a posição dos patrões demonstra que eles não querem partilhar uma parte do “pão” com os trabalhadores.

Nada justifica tanta ganância. O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, declarou que, com a assinatura dos novos contratos, as empresas que vão explorar o serviço de transporte público da cidade de São Paulo terão recursos suficientes para saldar as dívidas passadas e garantir lucros consideráveis, sem a necessidade de mexer nos direitos da categoria.

O presidente em exercício do sindicato, Valmir Santana da Paz (Sorriso), disse que não permitirá que sua história na categoria seja manchada. “Se os patrões querem levar o impasse à Justiça, defendem a intervenção do Poder Público, para nós, condutores, pouco importa. Nosso plano de lutas continua. Hoje, aconteceram as assembleias nas garagens. Nos dias 14 e 15, carros de som circularão pelos terminais e pontos de ônibus e será distribuída a “Carta Aberta à População”, com o intuito de denunciar o descaso dos empresários com os trabalhadores em transportes e com os próprios usuários de ônibus”, afirmou Sorriso.

Por fim, antes da reunião ser encerrada, os dirigentes fizeram um alerta a Pavani Júnior, que o SPURBANUSS tem um prazo, até a próxima quinta-feira (16), para mudar de ideia e apresentar uma proposta que mereça ser avaliada. Neste dia, será realizada uma assembleia decisiva, no CMTC Clube. A expectativa é que mais de 8 mil trabalhadores estejam presentes para, provavelmente, decretar o ESTADO DE GREVE.