Para renovar, Condutores/SP dão apoio à Chapa Oposição no Sindicato Rodoviários de Belém/PA

Assim como aconteceu com os condutores de São Paulo, a categoria co-irmã de Belém do Pará quer renovação na administração da sua entidade de representação. Há muito tempo seus dirigentes não têm um programa de trabalho voltado para a valorização dos trabalhadores em transportes.
Quando soube da atuação dinâmica e referência para outras entidades sindicais do país, o companheiro Ventania que encabeça a chapa de Oposição deste Sindicato convidou a direção dos Condutores para colaborar com as próximas eleições que devem ocorrer já no próximo mês de março.
O presidente Noventa, diretor Chiquinho e o assessor político Toninho junto com o dirigente da UGT, Chiquinho dos Padeiros, estiveram dias 25 e 26/02, em Belém. Os sindicalistas locais estavam bastante interessados em saber o trabalho realizado em parceria entre o Sindicato dos Condutores/SP e a UGT.
Noventa lembrou a batalha que travou junto com os companheiros da sua chapa em 2013. “A antiga diretoria do Sindicato “roeu a corda” depois de oficializar apoio à minha candidatura a presidente. Por pura ganância e apego ao poder o ex-presidente (Jorginho) fechou acordos políticos para se manter no poder a qualquer preço. Mas em nenhum momento recuei do meu propósito e segui em frente junto com meus companheiros de chapa. Meus opositores estavam certos da vitória de outras formas antidemocráticas que não o voto.  Enquanto isso a nossa chapa OPOSIÇÃO trabalhava sério e com afinco nas bases. Porém, o momento crucial, que mudou o rumo da campanha foi o incidente na porta do Sindicato dos Condutores quando a chapa da situação (a chapa dos mesmos) tentou sair com as urnas à força para fazer uma eleição de cartas marcadas.
Os membros da nossa chapa OPOSIÇÃO, militantes e apoiadores como o companheiro Chiquinho dos Padeiros e diretor da UGT, tentando impedir que a sacanagem se concretizasse, foram recebidos à bala pelos “bate paus” que se encontravam no Sindicato. O episódio foi divulgado por todos os meios de comunicação e, graças à intervenção da Justiça, pela primeira vez na história do movimento sindical brasileiro foi realizada eleição com urnas eletrônicas. Os trabalhadores em transportes queriam mudanças e manifestaram sua vontade votando em massa na Chapa de Oposição encabeçada por mim.
Desde, então, a Gestão Noventa tem seguido a risca o programa de trabalho que o levou a sua eleição, com destaque para duas campanhas salariais vitoriosas (2014 e 2015) e a manutenção do emprego de 24 mil cobradores no sistema.
Com esse relato companheiros quero dizer que com garra e determinação a chapa de Oposição aqui de Belém tem todas as condições de ter êxito e ser eleita. Desde já eu e minha diretoria manifestamos de público nosso apoio ao encabeçador Ventania e aos membros da chapa Oposição. Conte conosco, estaremos aqui colaborando para a realização de um pleito democrático e transparente, lembrando que a vontade dos trabalhadores através do voto é soberana”, finalizou Noventa.
O companheiro Chiquinho dos Padeiros falou da difícil conjuntura econômica do país e que para sairmos da crise que não é só econômica, ela também é política e institucional, devemos aproveitar a oportunidade elegendo representantes comprometidos com suas bases.
Na mesma linha do seu xará, o secretário do DIEESE do Sindicato dos Condutores, Chiquinho, disse que podemos enfrentar os desafios e avançar no objetivo maior que é a valorização dos trabalhadores unindo forças às entidades sindicais que defendem a mesma bandeira de luta. “Conte com a direção do meu Sindicato. Estamos à disposição para trabalhar pela eleição do companheiro Ventania e demais membros da Chapa Oposição aqui do sindicato dos rodoviários de Belém”.

Ainda participaram deste encontro bastante produtivo com apoio fechado à CHAPA OPOSIÇÃO, Zé Francisco (Presidente da FETRACOM PA/MA), e Antônio Caetano (atual presidente do SINTCVAPA e  pré-candidato a vereador nas próximas eleições municipais, em outubro.