Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

31 de Janeiro de 2019

Paciência e responsabilidade, o segredo para enfrentar o trânsito na volta a rotina

Paciência e responsabilidade, o segredo para enfrentar o trânsito na volta a rotina

Enquanto as mães respiram aliviadas com o fim das férias, há um outro grupo que não fica tão satisfeito com a volta a rotina. Depois de quase dois meses com um cenário totalmente diferente do habitual, motoristas e cobradores já começam a sentir os efeitos do retorno das aulas nas escolas. Análise feita pela CET mostra que o tráfego chega a reduzir em até 40% em meses como janeiro e julho, sobretudo, nos horários de pico. Não é à toa que muitos aproveitam a tranquilidade para explorar a capital paulista sem ficar horas no congestionamento. Porém, a alegria do paulistanos dura pouco e é preciso se preparar para enfrentar, novamente, o mau humor dos atrasados e a impaciência dos que perdem mais de duas horas nos veículos particulares e coletivos.

“Para que possamos lidar com a volta da realidade, o aumento no número de passageiros e o estresse, é preciso ter paciência, dirigir com destreza e ter consciência, logo ao acordar, do que vou enfrentar no meu dia. Amor e responsabilidade também são fundamentais para que possamos fazer sempre o melhor. Sem esquecer, ainda, de colocar Deus em primeiro lugar para que possamos voltar para casa em paz”, afirmou a motorista da Viação Gato Preto, Jailsa Silva Cardoso, que atua no setor de transporte há 19 anos.

Condutora experiente, ela avalia a necessidade de mudanças para facilitar o dia a dia dos companheiros. Aumentar o tempo de percurso seria uma das alternativas para que o motorista dirija sem tanta pressão. “Se temos uma hora, deveria aumentar um pouco, para uma hora e vinte, por exemplo, para que possamos trabalhar mais tranquilos. Outras sugestões seriam mais ônibus, melhorias nos corredores, retirar o trânsito de caminhões, proibir o estacionamento em vias principais e criar faixas exclusivas para motos”, disse Jailsa.

O cobrador Rogério Sales de Souza destaca a paciência e sabedoria como primordiais. “Hoje para trabalhar no trânsito, não podemos ser muito estressados, é necessário paciência, educação e muito diálogo para lidar com os passageiros”, mencionou. Diante deste cenário, o Sindmotoristas costuma priorizar o preparo da categoria para atender o público. Constantemente, os trabalhadores são orientados sobre os cuidados a serem tomados, assim como o tratamento de qualidade a ser oferecido aos viajantes. Ao mesmo tempo, a gestão Noventa também privilegia o bem estar de motoristas e cobradores para que a rotina estressante não prejudique a saúde dos companheiros.


Motorista da Viação Gato Preto, Jailsa Silva Cardoso, que atua no setor de transporte há 19 anos.


Cobrador Rogério Sales de Souza destaca a paciência e sabedoria como primordiais.