12 de agosto de 2020

Osasco terá ônibus com tecido contra Covid-19. Cidade consegue na Justiça ficar na fase amarela

Veículo é da Viação Osasco e foi apresentado por prefeito

Osasco se torna a primeira cidade da Grande São Paulo a ter um ônibus dotado de tecido especial que, segundo as fabricantes, pode neutralizar micro-organismos, dentre os quais, o novo coronavírus, causador da Covid-19.

O veículo pertence à Viação Osasco e foi apresentado pelo prefeito Rogério Lins nesta segunda-feira, 10 de agosto de 2020.

Em redes sociais, Lins disse que os testes vão durar uma semana e o sistema deve ser adotado nos outros ônibus municipais. As linhas da cidade são operadas pela Viação Osasco e pela Urubupungá.

“Em caráter experimental e sem custos ao município, Osasco será a 1ª Cidade do Brasil a testar um Ônibus com tecidos antivirais na parte interna do coletivo, que impede a propagação de Vírus e Bactérias nas áreas de contato. A empresa responsável pelo projeto é a Rhodia, que possui laudo comprobatório do IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Após período experimental de 7 dias, as empresas ampliarão as instalações em outras linhas municipais” – diz o prefeito na nota.

O tecido foi desenvolvido em parceria entre as indústrias Chroma-Líquido Tecidos Tecnológicos e Rhodia Química, com a participação das fabricantes de carrocerias Caio e Busscar nos testes.

O tecido é formado por fios de poliamida.  O material tem em sua composição a prata, que possui agentes contra micro-organismos, inclusive nos chamados vírus envelopados, como vírus influenza, herpesvírus, coronavírus, entre outros.

Haverá testes também no Metrô de São Paulo.

FASE AMARELA:

A prefeitura conseguiu na Justiça uma liminar (decisão provisória) para continuar na fase amarela do plano de quarentena do governador João Doria.

Na semana passada, o comitê de contingência da Covid-19 do estado “rebaixou” a região Oeste da Grande São Paulo da fase amarela para a fase laranja, mais restritiva.

A região reúne as cidades de Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.

A argumentação do governo do Estado é que houve crescimento no número de casos e óbitos, além de aumento da ocupação dos leitos hospitalares na região.

A prefeitura sustenta, por sua vez, que isoladamente, os índices de saúde na cidade a qualificam a permanecer na fase amarela.