20 de Maio de 2020

Novo levantamento do Sindmotoristas aponta aumento do número de casos de COVID 19 na categoria

Um novo levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde do Sindmotoristas, no último dia 19, demonstra que os casos de coronavírus vem crescendo na categoria dos condutores. Até o momento são 131 trabalhadores que testaram positivo para a doença, 520 casos suspeitos e 35 óbitos, destes 9 já foram confirmados e 26 aguardam o resultado de exames.

O sindicato está bastante preocupado com os últimos dados, as ocorrências não param de crescer. Os dirigentes intensificaram a presença nas garagens para alertarem os companheiros sobre a necessidade de se protegerem, usando sempre máscara e álcool em gel. Também, não dão folga às empresas de ônibus, que por meio de medida judicial, são obrigadas a fornecerem EPIs.

Para o deputado federal e presidente do Sindmotoristas, Valdevan Noventa, ao menos dois fatores contribuem para essa situação alarmante. “A cidade de São Paulo é o epicentro do coronavírus no país e por exercermos uma atividade responsável por transportar milhares de pessoas diariamente fazemos parte do grupo mais exposto ao COVID 19”.

TRANSPORTE PÚBLICO

O fato é que a pandemia tem sido um desafio para todos. O Poder Público implantou na semana passada um sistema de rodízio mais rigoroso de veículos, visando ampliar o isolamento social. A medida não teve eficácia, houve diminuição de carros nas ruas, mas em compensação houve superlotação do transporte público, inclusive nos ônibus.

Por ora, a orientação do Sindmotoristas aos trabalhadores é para se protegerem com as ferramentas disponíveis. “Não podemos negligenciar nossa segurança. Estamos no meio de uma batalha pela vida”, declarou Noventa.