14 de junho de 2022

NOTA À IMPRENSA

Em resposta à nota publicada pela Prefeitura de São Paulo, a qual afirma que a greve dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Urbanos de São Paulo está desrespeitando a liminar expedida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o Sindmotoristas afirma que tal informação não procede com a verdade.

Embora a liminar tenha determinado a manutenção de 80% da frota operando nos horários de pico e 60% nos demais horários, até o presente momento, o setor patronal – representado pelo SPURBANUSS e SPTRANS – não apresentou nenhum plano de operação dos veículos.

O planejamento logístico e estratégico da circulação dos ônibus é de responsabilidade exclusiva das empresas e da Secretaria de Transporte e não do sindicato. Diante da omissão das empresas, a adesão da greve foi tomada espontaneamente pelos trabalhadores. É importante destacar que ainda há veículos da frota como os pertencentes ao sistema complementar, operando pela cidade e atendendo a população.

A greve tem mostrado a importância da categoria para o funcionamento da maior cidade do país. Os trabalhadores em transportes esperam que as empresas e o Poder Público reconheçam sua essencialidade e atendam às reivindicações pleiteadas na Campanha Salarial.