No Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, Sindicato destaca seu trabalho em favor da segurança e proteção da categoria nos locais de trabalho
27 de julho é o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. A data comemorativa tem o objetivo de alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovam um ambiente seguro e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.
A diretoria do SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo), por meio da Secretaria para Assunto de Saúde do Trabalhador, promove uma série de ações que envolvem a proteção e a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras nos locais de trabalho.
Ao longo dos anos, a entidade fortaleceu o trabalho da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) com atuação efetiva dos membros eleitos, de forma transparente e democrática pelos trabalhadores.
Nossos cipeiros tem a incumbência de trabalhar conforme as determinações previstas na Norma Regulamentadora 5 (NR5), sugerindo medidas de prevenção de acidentes, fiscalizando a implantação de medidas de segurança, providenciando levantamento constantes das condições no local de trabalho, exigindo atualização de equipamentos de proteção individual e manutenção permanente dos veículos, combate aos assédios moral e sexual, ouvindo propostas e sugestões dos demais companheiros, conversando com os diretores nas garagens para ajuda nas demandas, realização de campanhas de conscientização e participado de cursos oferecidos pela empresa e Sindicato.
“A saúde e qualidade de vida da categoria nos locais de trabalho é fundamental para nós. Por isso, temos trabalhado de forma efetiva para valorizar e dar suporte aos cipeiros nas garagens. Com apoio do presidente Edivaldo Santiago estamos avançando, inclusive com conquistas como o seminário anual de cipeiros na Campanha Salarial”, destacou o secretário da pasta, Antonio Barbosa de Jesus (Xarope).
O Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho tornou-se oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho. Em 27/7/1972, foram publicadas as portarias de nº 3236, que instituiu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, e a de nº 3237, que tornou obrigatórios os serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em todas as empresas com um ou mais trabalhadores.
Avanços expressivos na Campanha Salarial
Na Campanha Salarial 2024, o presidente Edivaldo Santiago com a diretoria do SMTTRUSP avançaram na questão da Saúde e Segurança no trabalho, com manutenção e avanços em cláusulas específicas, que constam no item III da convenção “Condições de Saúde e Segurança do Trabalho”. Destaque para a cláusula 33ª, cujo seminários dos cipeiros – a partir desta Campanha Salarial – serão realizados anualmente de forma bipartite (sindicato – empresas).