15 de agosto de 2022

NESTA 3ª FEIRA, ASSEMBLEIAS EM TODAS AS GARAGENS DE ÔNIBUS

Amanhã é dia de luta!
Nesta terça-feira (16), às 3 horas em primeira chamada e às 5 horas em segunda e última chamada, serão realizadas assembléias em todas as garagens do sistema, onde os trabalhadores e dirigentes do Sindmotoristas vão discutir sobre a resistência dos patrões em cumprir o Precedente Normativo 35, estabelecido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP), assim como, abrir discussão sobre o plano de cargos e salários do setor da manutenção.
Os condutores também devem decretar “Estado de Greve” até o próximo dia 31 de agosto e assembleia geral no sindicato, dia 01 de setembro, antes do prazo limite estabelecido em acórdão judicial, dia 06 de setembro.
Há de ressaltar que as assembléias fazem parte do plano de lutas, aprovado por diretores, delegados sindicais e membros das comissões da PLR e do setor da manutenção em Plenária, dia 21 de julho.
É de fundamental importância a participação de todos os trabalhadores em transportes na assembleia de amanhã para reafirmar a unidade, mobilização e força da categoria para buscar os seus direitos.

NÃO SE APAGA UMA HISTÓRIA VITORIOSA!
A luta do maior líder da categoria em defesa e valorização dos direitos dos condutores começou em 1989.
Porém, a ação sindical do companheiro Valdevan Noventa teve seu grande reconhecimento em 2013, quando eleito presidente do maior sindicato em transportes da América Latina, o Sindmotoristas.
Desde, então, tem sido um combatente das políticas perversas dos setores públicos e patronal, que visam dilapidar o direitos e conquistas históricas da categoria.
Noventa pôs fim ao “genérico”, um regime de exploração e sucateamento dos direitos da mão de obra do setor e moralizou o pagamento das horas extras. Antes, as empresas faziam sua própria política, pagando 30%, 20%, 10% e, em casos mais graves, zero direito.
Também, tem liderado com “mão de ferro” o movimento em defesa do emprego dos cobradores, sendo vitorioso em todos os enfrentamentos com os empresários de ônibus e a Administração Municipal. No começo deste ano, venceu mais uma queda de braço com os adversários, que tiveram que retirar dos contratos de concessão o aditivo que permitia a circulação dos ônibus sem a presença dos cobradores.
Na sua gestão, a presença da mulher na categoria tem sido valorizada. Hoje, são mais de 5 mil trabalhadoras atuando no segmento do transporte público.
“É inegável que, por causa das grandes conquistas, Valdevan Noventa sofre perseguição. São várias as tentativas de manchar a sua imagem, mas história de vida deste companheiro construída, em grande parte, na categoria, só o fortalece para seguir em frente, lutando e fazendo o enfrentamento com os inimigos dos condutores de São Paulo”, disse o presidente em exercício do sindicato, Valmir Santana da Paz (Sorriso).