19 de Março de 2020

“Motoristas e cobradores estão em pânico, enquanto os ônibus continuam lotados na maior cidade do país”, afirma Valdevan Noventa.

Embora a principal recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde para combater à disseminação do novo coronavírus seja evitar aglomerações, ou seja o isolamento social, na prática, essa é uma tarefa impossível para os profissionais do transporte público – principalmente quando se trata daqueles que atuam na maior cidade da América Latina. Para se ter uma ideia, diariamente são 4 milhões de pessoas transportadas em 14 mil veículos em São Paulo.

Diante desse dilema, o SINDMOTORISTAS não tem poupado esforços em dialogar com o Poder Público e empresas para buscar uma solução efetiva, não apenas para os trabalhadores, mas para toda a sociedade.

A entidade informou que até agora o que, efetivamente, foi feito foi a intensificação da higienização dos veículos, o que é insuficiente e inexpressivo diante do número de pessoas que usufruem do serviço.

“Temos noção da tamanha gravidade dessa pandemia, da necessidade de todos trabalharem e de usarem o transporte público. Mas, precisamos buscar uma solução imediata. São 4 milhões de pessoas que usam os veículos diariamente”, afirmou o presidente do sindicato e deputado federal, Valdevan Noventa.

“Estamos agindo com toda cautela do mundo. Não se trata de uma questão isolada de calamidade na Saúde Pública. Afinal, já são previsíveis os reflexos negativos na economia nacional. Por isso, estamos buscando todos os caminhos para garantir o emprego, os direitos, a saúde e sobretudo, a vida dos trabalhadores”, concluiu Noventa.