Metrô vai ter de explicar ao TCE possíveis irregularidades em concessão de 13 terminais de ônibus por 30 anos em São Paulo
Valor do repasse é de R$ 227 milhões e sete terminais podem receber construções
O TCE – Tribunal de Contas do Estado de São Paulo deu 15 dias de prazo para que o Metrô de São Paulo explique possíveis irregularidades na licitação e contrato para concessão de 13 terminais de ônibus anexos a estações da rede.
Também terão de responder aos questionamentos o consórcio contratado para assumir estes terminais, UNITAH Empreendimentos e Participações SPE S/A , que é formado pelas empresas NS Empreendimentos Imobiliários Ltda. e PPX Participações S/A.
De acordo com fiscalização do TCE, foram encontradas irregularidades que “comprometem a licitação, o contrato examinados, bem como quanto ao acompanhamento da execução contratual”
Entre os apontamentos, segundo o despacho da corte de contas, estão:
– Ausência de publicação do extrato do contrato no Diário Oficial do Estado – DOE
– Atraso na entrega do Plano de Assunção de Manutenção dos Terminais, ou seja, não foi apresentada no tempo previsto a data para o consórcio assumir estes terminais.
“A Fiscalização observou que o objeto contratual da concessão ainda não foi assumido pela outorgada, não sendo possível verificar o cumprimento pela concessionária”, diz a decisão publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo nesta terça-feira, 04 de fevereiro de 2020.
No despacho, é indicado, por fim, o prazo de 15 dias.
“Nesse contexto, considerando o pronunciamento externado pela 3ª Diretoria de Fiscalização – DF-03, assino aos responsáveis o prazo de 15 (quinze) dias, nos termos do artigo 2º, inciso XIII, da Lei Complementar nº 709/93, para que tomem conhecimento das objeções consignadas nos citados autos e apresentem as alegações que entenderem cabíveis”
O contrato envolve 13 terminais de ônibus, sendo que em sete deles, o consórcio pode construir imóveis. O contrato é por 30 anos e a remuneração total a ser paga pela concessionária ao Metrô é de R$ 227,7 milhões (R$ 277.760.000,00).
Em 23 de julho de 2019, o Metrô selecionou o consórcio da NS e PPX. A publicação oficial trazia apenas a seleção do consórcio, mas não houve posteriormente, segundo o TCE, a publicação do extrato de contratação em diário oficial.
São sete terminais edificáveis:
– Santana (linha 1)
– Ana Rosa (linha 1)
– Patriarca Norte (linha 3)
– Vila Matilde Norte (linha 3)
– Carrão Norte (linha 3)
– Tatuapé Norte (linha 3)
-Tatuapé Sul (linha 3)
São seis terminais não edificáveis:
– Parada Inglesa (linha 1)
– Armênia (linha 1)
– Artur Alvim (linha 3)
– Penha Norte (linha 3)
– Carrão Sul (linha 3)
– Brás (linha 3)
Fonte – Diário do Transporte