Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

12 de outubro de 2018

Mais 15 ônibus são depredados, totalizando 754 este ano

Mais 15 ônibus são depredados, totalizando 754 este ano

Mais uma vez, o Sindmotoristas repudia e volta a sua atenção para uma situação recorrente no sistema de transporte da capital paulista: o vandalismo nos ônibus. Além de todos os problemas enfrentados diariamente nas ruas de São Paulo, há períodos em que os trabalhadores são obrigados a conviver com atos destrutivos, conforme visto nos últimos dias.

Na madrugada de terça-feira (9), 15coletivos da Via Sul foram depredados na Avenida Ragueb Chohfi, na Cidade Tiradentes, na Zona Leste. Os veículos compõem o cenário de violência, que já aponta 170 veículos danificados em dois meses.

A diretoria do Sindicato tem acompanhado os casos de perto para evitar que condutores e cobradores continuem sendo vítimas desse caos, que preocupa toda a sociedade. De acordo com dados divulgados pela imprensa, 754 ônibus foram alvos de criminosos na capital e Grande São Paulo este ano. Em 2017, o total de coletivos incendiados e depredados chegou a 1.006.

Diante dos números alarmantes, o Sindmotoristas entende a importância de serem tomadas medidas drásticas pelo poder público, visando evitar novas ocorrências.

Bolinhas de gude e pedras costumam ser as “armas” mais utilizadas pelo grupo, que tem escolhido o mesmo trecho para os ataques. No entanto, já foram registradas situações semelhantes em outras regiões da cidade.

Para tentar amenizar o problema, uma PEC está em tramitação. A proposta é de que queimar ônibus e atrapalhar a ordem pública se tornem crimes imprescritíveis. Alertar e conscientizar a população sobre a necessidade de preservar os coletivos também é considerado relevante para diminuir os índices.