12 de outubro de 2018

Mais 15 ônibus são depredados, totalizando 754 este ano

Mais uma vez, o Sindmotoristas repudia e volta a sua atenção para uma situação recorrente no sistema de transporte da capital paulista: o vandalismo nos ônibus. Além de todos os problemas enfrentados diariamente nas ruas de São Paulo, há períodos em que os trabalhadores são obrigados a conviver com atos destrutivos, conforme visto nos últimos dias.

Na madrugada de terça-feira (9), 15coletivos da Via Sul foram depredados na Avenida Ragueb Chohfi, na Cidade Tiradentes, na Zona Leste. Os veículos compõem o cenário de violência, que já aponta 170 veículos danificados em dois meses.

A diretoria do Sindicato tem acompanhado os casos de perto para evitar que condutores e cobradores continuem sendo vítimas desse caos, que preocupa toda a sociedade. De acordo com dados divulgados pela imprensa, 754 ônibus foram alvos de criminosos na capital e Grande São Paulo este ano. Em 2017, o total de coletivos incendiados e depredados chegou a 1.006.

Diante dos números alarmantes, o Sindmotoristas entende a importância de serem tomadas medidas drásticas pelo poder público, visando evitar novas ocorrências.

Bolinhas de gude e pedras costumam ser as “armas” mais utilizadas pelo grupo, que tem escolhido o mesmo trecho para os ataques. No entanto, já foram registradas situações semelhantes em outras regiões da cidade.

Para tentar amenizar o problema, uma PEC está em tramitação. A proposta é de que queimar ônibus e atrapalhar a ordem pública se tornem crimes imprescritíveis. Alertar e conscientizar a população sobre a necessidade de preservar os coletivos também é considerado relevante para diminuir os índices.