4 de agosto de 2020

Luta do Sindmotoristas garante o retorno em operação de mais de 300 ônibus

Desde o início da pandemia do coronavírus, a direção do sindicato tem travado uma luta incessante em defesa do emprego, salário e da segurança dos condutores.

No enfrentamento com o patronal e a Prefeitura, a entidade obteve importantes vitórias neste período. A mais recente foi a volta gradativa de mais de 300 ônibus às ruas.
Essa conquista garante o emprego de milhares de trabalhadores, além de corrigir uma decisão equivocada da Administração Municipal, que reduziu a frota, contrariando as regras de distanciamento social, inclusive dentro dos coletivos.
Em reuniões com representantes dos empresários do setor e Poder Público, o deputado federal e presidente licenciado do Sindmotoristas, Valdevan Noventa, junto com a diretoria, cobrou uma correção de conduta. “Com a abertura dos estabelecimentos comerciais e de outros segmentos produtivos, houve um crescimento considerável de passageiros no transporte público. É preciso atender essa demanda para evitar a superlotação”.
As autoridades não tiveram como rebater os argumentos apresentados pelo dirigente do sindicato.
Dessa forma ficou acertado entre as partes que, neste primeiro momento, mais de 300 ônibus voltarão a operar gradativamente.
O processo já está em andamento. Na Viação Santa Brígida, retornaram às ruas 70 coletivos, Gatusa (47), Express (25) e KBPX (23).
Noventa disse que a frota em circulação deve aumentar proporcionalmente ao número crescente de passageiros.
Por fim, o dirigente declarou que essa vitória tem que ser comemorada por toda a categoria. “Enquanto empresas do setor de transportes do país promovem demissão em massa ou fecham as suas portas, os condutores de São Paulo têm resistido bravamente e garantido na luta seu emprego e direitos trabalhistas. E não vamos para por aí. Buscaremos mais melhorias na Campanha Salarial da categoria”.