6 de agosto de 2020

IR 2020: Sindmotoristas realiza quase 5 mil declarações de associados

Mesmo com a pandemia do coronavírus, que resultou na suspensão temporária do atendimento presencial na sede e subsedes do sindicato, a equipe responsável pelas declarações do Imposto de Renda 2020 continuou prestando esse serviço on-line aos associados
Ao todo, foram feitas gratuitamente 4.750 declarações até o último dia 30 de junho, data limite determinada pela Receita Federal.
Vale lembrar a categoria que a declaração é obrigatória para o contribuinte que recebeu, ao longo de 2019, rendimentos tributáveis (salário, pensões, veículos, etc.) que totalizaram R$28.559,70.
MULTA
Aqueles que se enquadram na obrigatoriedade da declaração do IR e perderam o prazo estão obrigados a pagar uma multa de R$165,74. Para quem não tem imposto a pagar, esse é o único valor estipulado.
Já no caso das pessoas que devem tributos, há uma cobrança que irá variar de 1% por mês de atraso até o limite de 20% sobre o imposto devido. Agora, se você entregou a declaração na data correta, mas descobriu que esqueceu de alguns dados ou cometeu erros, ainda é possível retificar, sem pagar nada por isso. O primeiro passo é entrar novamente no programa e selecionar o documento que será corrigido. Qualquer dúvida, o Sindmotoristas segue à disposição.
RESTITUIÇÃO
Este ano, a Receita Federal reduziu de sete para cinco o número de lotes de restituição do Imposto de Renda 2020. Isso significa que quem tem direito a receber o imposto pago de volta, em tese, vai ver a cor do dinheiro mais cedo.
O primeiro lote foi pago em 29 de maio, o segundo em 30 de junho, e os outros vão sendo pagos no fim de cada mês até setembro.
A prioridade de recebimento fica para aposentados, professores e portadores de doenças graves. O depósito da quantia é feito na conta corrente informada no programa da Receita no momento da declaração.