Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

6 de Janeiro de 2023

IPVA 2023 pode ser pago em até cinco vezes em São Paulo

IPVA 2023 pode ser pago em até cinco vezes em São Paulo

Com a chegada de 2023, os tradicionais impostos pagos no começo de ano já começam a surgir e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um deles. O tributo, pago anualmente pelos motoristas, compete aos estados e ao Distrito Federal e é calculado sobre o valor de mercado dos automóveis, chegando a 3% do valor do veículo.

Por ser de responsabilidade dos estados, os prazos e formas de pagamento devem ser conferidos diretamente no site da Fazenda de cada região, mas na maioria dos casos a parcela única com desconto ou a primeira cota do parcelamento costuma ser paga logo no primeiro trimestre de cada ano.

No estado de São Paulo, por exemplo, o IPVA 2023 poderá ser pago em até cinco vezes, mantendo a mesma forma de pagamento do ano passado, para ajudar os proprietários de veículos paulistas a acertar o imposto. Aqueles que quiserem quitar o tributo em janeiro terão um desconto de 3% no valor total do IPVA, um desconto significativo, pois já é maior que o rendimento atual da poupança dos brasileiros.
Paulistas que quiserem pagar o imposto à vista, devem acertar em cota única em janeiro com desconto de 3% ou em cota única em fevereiro, sem desconto.

Quem optar pelo parcelamento, a primeira parcela já começa a ser paga em janeiro e pode ser estendida até maio deste ano.
O contribuinte que não acertar o IPVA dentro do prazo fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto. Caso o acerto não seja feito, o cidadão terá o nome inscrito na dívida ativa.

Em 2023, os motoristas de automóveis devem encontrar o IPVA cerca de 10,77% mais caro, segundo a pesquisa anual feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), um valor inferior ao de 2022, quando os veículos usados tiveram aumento médio de 22,54%.
Vale lembrar que os caminhões têm prazos diferenciados, com possibilidade de pagamento integral em janeiro com desconto ou parcelamento em até cinco vezes, sem desconto, com vencimento no dia 20 de cada mês, começando em março.

Os interessados podem conferir o valor do IPVA 2023 e acertar suas contas diretamente pelo internet banking. Confira calendário completo do IPVA 2023 em São Paulo: