27 de junho de 2022

HABILIDADE E COMPETÊNCIA NO VOLANTE E NAS LUTAS DA CATEGORIA

A reportagem do jornal Bora Brasil da Band TV, veiculada nesta segunda-feira (27), destacou a habilidade domotorista Valdecir do Prado ao manobrar um ônibus biarticulado de 27 metros. Uma prática que ele adquiriu ao longo dos seus 28 anos no comando de um volante.

A imagem “bombou” nas redes sociais.

Inevitavelmente, a matéria faz com que muitos companheiros da categoria recordem da luta do Sindmotoristas, na gestão do Valdevan Noventa, para conseguir piso diferenciado para os motoristas que dirigem coletivos desse porte.

Um direito conquistado, entre vários, sob a liderança do Noventa que, apesar de estar licenciado da presidência do sindicato, participa ativamente de todas as negociações da campanha salarial deste ano que, diga-se de passagem, tem sido bastante desafiadora. O setor patronal criou dificuldades de toda ordem para atender a pauta de reivindicações dos trabalhadores.

Foi sob muita pressão e paralisação do sistema de transporte de ônibus da capital paulista que os empresários concederam o reajuste de 12,47% nos salários e no ticket refeição, com o compromisso de resolver, em curto prazo de tempo, o fim do horário de almoço não remunerado, PLR e o pagamento de 100% das horas extras.Infelizmente, as negociações não evoluíram para um acordo, pois os patrões voltaram a colocar barreiras para atender as reivindicações. No entanto, eles já foram informados que o seu prazo vence amanhã (28), quando os trabalhadores decidirão o futuro da campanha salarial em assembleia da categoria.

Embora lamente o descaso dos empresários, Noventa junto com os trabalhadores está determinado em buscar esses direitos.

Na presidência do Sindmotoristas, vivi, com minha categoria, situações extremamente graves e conseguimos dar a volta por cima. Ainda guardo na memória que muitos deram como caso perdido o emprego de 19 mil cobradores e desistiram. Já, nós enfrentamos, lutamos e vencemos as batalhas. Por isso, esses companheiros permanecem trabalhando dentro dos ônibus e vão continuar no sistema enquanto eu for presidente do sindicato”, afirmou o líder dos condutores.

Para o dirigente, algumas conquistas do seu mandato (a garantia do emprego dos cobradores; piso salarial dos motoristas de biarticulados; fim do genérico, sistema exploratório e de sucateamento dos direitos trabalhistas; e a garantia dos postos de trabalho na pandemia da COVID 19 pela ação do sindicato, que impediu a demissão em massa na categoria) devem servir de motivação, força e confiança que os condutores vão fazer novamente história e finalizar a Campanha Salarial 2022 com uma grande vitória.