16 de julho de 2019

Garantia do emprego dos condutores é discutido em nova reunião com o Poder Público

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (15), na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), diretores do Sindmotoristas voltaram a cobrar um posicionamento da Prefeitura a respeito da manutenção dos postos de trabalho no sistema.

O secretário da SMT, Edson Caram, ouviu atentamente o relato dos dirigentes Francisco Xavier da Silva (Chiquinho), Narcízio Osório, Almerindo Santos Oliveira (Tega) e Pedro de Alcântara Jr (Boka de Lata) sobre a o temor do desemprego em massa na categoria.

Isso porque até o momento, as ações do Poder Público apontam para a execução de um plano que consiste na extinção da função dos cobradores, o que representaria a demissão de mais de 19 mil trabalhadores.

O secretário geral do sindicato, Chiquinho, lembrou que o desemprego será ainda maior se houver a redução da frota de ônibus. “A tragédia vai atingir a todos: cobradores, motoristas, trabalhadores da manutenção e, também, seus familiares. Não é possível que o governo seja incessível às implicações sociais que tais medidas deverão causar”.

Edson Caram disse do problema de caixa da Prefeitura para subsidiar o sistema de transporte público da cidade, que pode entrar em colapso a partir de setembro. O secretário destacou a importância da comissão tripartite. Segundo a autoridade, representantes dos trabalhadores, empresários e da Prefeitura podem conjuntamente encontrar saídas para a crise.

Antes de deixarem a reunião, os dirigentes declararam que nada mudou e reiteraram a posição do deputado federal e presidente licenciado do Sindmotoristas, Valdevan Noventa, que a disposição do sindicato e dos trabalhadores em transportes de defender o emprego da categoria a qualquer preço continua, todos estão prontos para luta.