Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

13 de Março de 2025

Fórum das Mulheres no Transporte aponta engrandecimento de lutas das mulheres no setor

Fórum das Mulheres no Transporte aponta engrandecimento de lutas das mulheres no setor

No Mês de Março, a Secretaria da Mulher do SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) tem participado de uma série de atividades de luta e mobilização por respeito, valorização e conscientização das nossas guerreiras.

Nesta quinta-feira (13), a entidade marcou presença no lançamento do Fórum das Mulheres no Transporte no Estado de São Paulo “Para Todas as Mulheres: Direitos, Igualdade e Empoderamento”, na sede da FTTRESP (Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo), num ato unificado inédito com representantes das entidades filiadas, CNTTT e centrais sindicais (UGT, ITF, Força Sindical, Nova Central e CUT), respectivamente.

O Sindicato teve presença marcante no evento com as lideranças da coordenação de Mulheres no Transporte, militantes e assessoria, que se deslocaram de suas bases para fortalecer as lutas das mulheres nesta importante jornada.

Em sua fala, a secretaria da pasta da Mulher do SMTTRUSP, Edna Andrade, destacou a batalha das mulheres por direitos, igualdade e empoderamento. “As mulheres do transporte fazem a diferença nas bases na luta por seus direitos. Temos que nos organizar nas discussão das pautas, suas propostas e ações práticas. Tenho certeza que este encontro será um divisor de águas e nos dará maior visibilidade no movimento sindical”, destacou, agradecendo ao presidente da federação, Valdir de Souza Pestana, e sua diretoria pelo apoio.

Edna também comemorou a presença da secretária estadual da Mulher da FTTRESP, Monique Cristina Barros, que mesmo afastada de suas funções para tratamento de saúde, prestigiou o evento, inclusive mandando seu recado na abertura do fórum. “Para nós é motivo de extrema felicidade vê-la se recuperando e ativa nas lutas em defesa das mulheres. Uma guerreira com marcas de batalha, vencedora, e pronta para o enfrentamento!”.

Num auditório lotado, as guerreiras do transporte acompanharam palestras sobre “Atualizações da Lei Maria da Penha” com a dra. Flavia Borges e “Empoderamento Feminino e por Mais Mulheres na Política”, com a dra. Luiza Owhoka, ambas com bastante experiência no movimento sindical e na defesa irretocável nas pautas das mulheres.

Ausente no evento por conta da organização da Campanha Salarial 2025, o presidente em exercício do Sindicato, Valdemir dos Santos Soares (Moleque), fez questão de parabenizar as companheiras do transporte pelo engajamento. “Nossa categoria é formada por quase 7 mil mulheres, que precisam ver suas pautas tratadas de forma específica. Ajudaram na promoção de um grande debate com as demais entidades e estarão mais preparadas para os enfrentamentos nas negociações salariais”.