15 de outubro de 2019

Em alerta: Sindmotoristas promete parar Terminal Grajaú, caso empresa não conclua melhorias no banheiro das trabalhadoras

A direção do Sindmotoristas, acompanhada de cipeiros e militantes, fez uma visita surpresa no Terminal Grajaú, na Zona Sul da capital paulista, na manhã desta terça-feira (15). Os dirigentes conferiram de perto a infraestrutura do local disponibilizada para os trabalhadores da operação e da manutenção.

“Em geral, as condições do refeitório e dos banheiros estão satisfatórias para atender a demanda, com a exceção do sanitário feminino. Apesar de haver estrutura para o funcionamento de dois banheiros, só tem vaso sanitário em apenas um deles”, observou o presidente em exercício, Valmir Santana da Paz (Sorriso).

Segundo a SOCICAM, a empresa de ônibus Viação Grajaú se comprometeu e a resolver o problema, mas até o momento nada foi feito.

Para o secretário de Saúde, Valdemir Santos (Mi), as reuniões que o sindicato tem mantido com a Prefeitura estão sendo produtivas, citando o exemplo do banheiro do ponto final da Cidade Universitária (USP). “Após 30 anos de empecilhos burocráticos, finalmente foi construído um local de alvenaria com refeitório e banheiros masculino e feminino”. Mi ressaltou ainda que as cobranças continuam junto ao Poder Público para atender uma relação de terminais e pontos finais que necessitam de melhorias.

Já o secretário da Manutenção, Naílton Porreta, destacou que a ação de hoje vai alertar as empresas do sistema e o próprio Poder Público sobre suas responsabilidades. O diretor lembrou que, em janeiro de 2018, a Prefeitura assumiu o compromisso para a instalação de banheiros em pontos finais de ônibus onde não existe infraestrutura para funcionários dos transportes coletivos de passageiros.

Sorriso criticou a negligência da Viação Grajaú com as trabalhadoras do setor. “Na gestão de Valdevan Noventa o número de mulheres na categoria deu um salto significativo. Hoje, mais de 5 mil companheiras trabalham no sistema e, por isso, é inaceitável que no Terminal Grajaú apenas um banheiro feminino esteja apto para uso”.

Questões alusivas à limpeza dos banheiros também foi observada pelo presidente, que deu um prazo de 10 dias à Viação Grajaú para concluir a reforma do banheiro feminino. “Se depois desse tempo nada for feito, vamos voltar aqui, mas desta vez para parar o terminal”.

Tão logo soube da posição da direção do Sindmotoristas, o gerente de operação da Viação Grajaú, Eugênio, entrou em contato com o presidente Sorriso e garantiu que o problema será solucionado.

A direção do sindicato espera que isso realmente aconteça e, assim, possa evitar que sejam necessárias ações mais drásticas para garantir qualidade nos locais de trabalho dos condutores.