11 de Maio de 2020

Dirigentes do Sindmotoristas destacam luta pela vida e pelo emprego em conversa com os trabalhadores da Metrópole Paulista Iguatemi

Na madrugada desta segunda-feira (11), vários diretores do Sindmotoristas estiveram na garagem da Metrópole Paulista – Unidade Iguatemi, falando aos trabalhadores sobre a luta que a entidade vem travando pela garantia do emprego e em prol da vida da categoria desde o início da pandemia do coronavírus.

Os dirigentes reforçaram a necessidade dos companheiros tomarem os cuidados preventivos para evitarem o contágio do vírus, começando pelo uso diário de máscara e álcool em gel 70%. “Lembramos que o fornecimento dos EPIs pelas empresas de ônibus é obrigatório. O patrão que desrespeitar a decisão judicial é passível de multa que varia de R$10 mil a R$200 mil”, ressaltou o secretário de Formação e Cultura Valmir Santana da Paz (Sorriso).

COBRADOR

Outro tema abordado neste bate-papo foi a questão do emprego, principalmente dos cobradores. Com a ampliação do rodízio de carros na cidade de São Paulo, o prefeito Bruno Covas determinou mais mil ônibus nas ruas, a partir de hoje, mas fez uma ressalva: esses veículos deveriam circular somente com o motorista.

Sorriso disse que trata-se de mais uma tentativa frustrada do Poder Público e das empresas de tirar o cobrador do sistema. “Estamos mobilizados e prontos para fazer o enfrentamento para impedir que essa maldade aconteça na Metrópole Paulista ou em qualquer outra garagem do sistema. Essa orientação é do deputado federal e presidente do sindicato, Valdevan Noventa. Nenhum ônibus vai sair das garagens sem a presença do cobrador”.

Por fim, os companheiros iniciaram a jornada de trabalho confiantes e cientes das suas responsabilidades no combate ao coranvírus e aos opositores que ameaçam o emprego e os direitos trabalhistas. Entenderam que o sucesso da luta liderada pelo Sindmotoristas depende da participação de todos os trabalhadores da categoria.

Estiveram presentes no ato, os diretores Chiquinho, Luciana, Dida, Zé Carlos Negão, Batata, Luizão, Binho, entre outros.