5 de Fevereiro de 2019

Dirigentes do Sindmotorista conferem a entrega dos envelopes da licitação de ônibus

Uma delegação expressiva de dirigentes do sindicato e militantes da categoria estiveram acompanhando a entrega dos envelopes das empresas participantes da licitação do transporte público da cidade de São Paulo. O evento foi realizado no Instituto de Engenharia, na manhã desta terça-feira (5).

Na ocasião, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) recebeu 33 propostas para os 32 lotes de operação das linhas de ônibus. Na leitura de apresentação das empresas concorrentes não houve surpresas, uma vez que não foram apresentadas propostas de companhias que não operam na cidade.

As regiões atendidas também terão poucas mudanças em relação às empresas que, hoje, operam o sistema da capital. Houve reorganização apenas na Área 7, das atuais empresas Campo Belo, Gatusa, Transkuba e VIP, somente a Campo Belo deixou de existir. Em seu lugar foi criado o consórcio Transvida, composto pela Ambiental, Transppapass e RVTrans.

O secretário de finanças do Sindmotoristas, Valdemir Santos Soares (Moleque), mostrou-se preocupado com os encaminhamentos do processo licitatório. “Não houve até o momento nenhuma posição do Poder Público ou do setor empresarial sobre a situação dos trabalhadores. Isto é bastante preocupante. Já deixamos claro, em várias oportunidades, a necessidade de assegurar os postos de trabalho e os direitos da nossa categoria, no texto final da licitação. Queremos uma garantia da parte deles, o que não aconteceu ainda”.

Para o secretário de saúde, Valdemir de Jesus Santos (Mi), a situação dos condutores é de incerteza. “Embora as autoridades não confirmem, estamos sabendo pelos meios de comunicação que haverá redução de linhas de ônibus e, consequentemente, demissões no sistema. O sindicato não cogita essa possibilidade. De qualquer maneira estaremos preparados para agir em defesa do emprego e de outros direitos dos trabalhadores”, afirmou o companheiro Mi.

O secretário de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo, Edson Caram, acredita que em 90 dias os contratos com as empresas sejam assinados nos moldes propostos com a licitação.

Confira:

Linhas Estruturais

E 1 – Consórcio Bandeirante (Viação Santa Brígida e Viação Gato Preto)

E 2 – Sambaíba

E 3 – Viação Metrópole Paulista

E 4 – Via Sudeste

E 5 – MobiBrasil

E 6 – Viação Grajaú

E 7 – Viação Metrópole Paulista

E 8 – Consórcio TransVida (Ambiental, Transppass e RVTrans)

E 9 – Gatusa

Articulação Regional