Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

25 de agosto de 2020

Diretoria do Sindmotoristas define “Plano de Ações” ao Setor de Manutenção

Diretoria do Sindmotoristas define “Plano de Ações” ao Setor de Manutenção

Reunidos na segunda-feira (21), diretores do Sindmotorisras debateram os problemas que afetam os trabalhadores do Setor de Manutenção e aprovaram o Plano de Ações, bem como a Pauta de Reivindicações a ser protocolada nas empresas de ônibus da capital.

As falhas identificadas no Plano de Carreira, implantado em 2016, serão corrigidas, conforme cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT – 2019/2020).

De acordo com Nailton Francisco, Secretário de Assuntos dos Trabalhadores da Manutenção, a intenção de aplicar o plano de modo precipitado, sem antes definir questões salariais e realizar as avaliações de desempenho, resultou em prejuízos aos trabalhadores, facilitando as empresas a burlarem a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para nao pagarem o Piso Salarial aos profissionais oficiais (eletricistas, mecânicos, funileiros e pintores).

Nailton relatou ainda que no tocante à movimentação das funções na vertical, o principal motivo das reclamações dos funcionários que ocupam o cargo de “meio oficial”, que ao serem promovidos para uma função intermediária entre o oficial – anteriormente, esta promoção era automática, mas agora a regra foi modificada.

“Na movimentação das funções horizontal (por mérito), instituiram-se nomenclaturas (Nível 1, Nível 2, Nível 3 e Nível 4) e critérios de movimentação na função baseados em metas de desempenho e avaliação teórica, aplicadas sem nenhum acompanhamento do sindicato. Há reclamações que existem apadrinhamentos, discriminações e falta de reconhecimento profissional aos que já desempenham determinados serviços”, disse Nailton.