Diretoria do Sindicato dos Motoristas toma posse

Após uma campanha eleitoral vitoriosa, na noite de 20 de novembro, quarta-feira, foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Público de São Paulo, que assumirá em 1º de dezembro e estará à frente da entidade por cinco anos, tendo em sua presidência o ex-vereador de Taboão da Serra, Valdevan Noventa. Na oportunidade, estiveram presentes no Salão Social do Clube Esperia cerca de duas mil pessoas, entre grandes lideranças do cenário sindical e político, e contou, principalmente, com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que parabenizou toda diretoria e falou da importância dessa eleição e dessa vitória para a categoria. Ao longo da campanha essa diretoria apresentou propostas para transformar e melhorar a realidade da categoria. E com mais de 11 mil votos os trabalhadores e trabalhadoras demonstraram total confiança e vontade de mudança. O presidente Noventa mais uma vez ratificou seu compromisso e, juntamente com a diretoria eleita, afirmou que não medirá esforços para defender e ampliar os direitos desses trabalhadores e trabalhadoras.

Desafios

O novo presidente, Valdevan Noventa, falou dos desafios até a vitória na eleição e citou as tradicionais disputas internas. Lembrou que a eleição foi a primeira em nível sindical realizada com urna eletrônica e de pronto garantiu que pretende endurecer as negociações futuras com a Prefeitura de São Paulo e a SP Transportes. “Foi uma luta grande pra gente chegar aqui hoje. Não lançamos mentira em jornal. Dissemos aos trabalhadores apenas o que nós queremos fazer. A nossa vitória foi resultado de um trabalho sério e responsável. Nem patrão e nem o Executivo vão mandar no nosso mandato. Nós vamos mostrar a eles o que é um sindicato forte. Vai acabar as injustiças e as demissões por justa causa. Acreditem, vai acabar”, garantiu.

Noventa agradeceu a Deus pela conquista, o apoio dos familiares, amigos e os que o ajudaram a conseguir a vitória. Ao integrante de sua chapa Edvaldo Santiago e ao presidente do Sindicato dos Padeiros, Chiquinho, fez menção de agradecimento especial. “Mais do que nunca estamos preparados para esta missão, pois Deus não escolhe os capacitados, mas sim capacita os escolhidos, portanto vamos trabalhar com toda vontade. Ao longo do período no qual estou na categoria aprendi demais, pois estou há 13 anos na direção do sindicato e me sinto preparado para esta luta. A categoria é muito sofrida, mas considero que ela é a mais importante do país e vamos fazer valer este valor. O trabalhador deve ser respeitado, valorizado à sua altura e ao seu valor, pois o transporte é fundamental para a cidade. O lema de sindicato forte e independente foi escolhido por nós e vamos colocá-lo em prática em todos os momentos.”

Trajetória

Valdevan Noventa nasceu em 1969, na cidade de Estância, em Sergipe. Em outubro de 1987, veio para São Paulo em busca de uma vida melhor. Seu primeiro trabalho foi como auxiliar de almoxarifado, no extinto Banco Bamerindus. Dois anos mais tarde, ingressou na Viação Castro para trabalhar como cobrador de ônibus. Com apenas seis meses de empresa, mas uma enorme capacidade de luta e mobilização, Valdevan Noventa teve atuação destacada na Comissão de Trabalhadores para reivindicar as necessidades dos companheiros juntos aos patrões. Valdevan Noventa também liderou a batalha contra a redução da frota de ônibus, que foi fundamental para impedir o fechamento de empresas e a demissão de milhares de trabalhadores. Além disso, participa ativamente da luta em defesa da regulamentação da profissão de motorista e retorno da aposentadoria especial, respectivamente. Seu histórico em defesa dos trabalhadores e justiça social o conduziu aos cargos de secretário-geral e diretor financeiro do Sindicato dos Condutores de São Paulo. Foi vereador por Taboão da Serra em dois mandatos, onde manteve-se engajado na criação de movimentos sociais e importantes obras em prol das populações mais carentes.

Resgate da dignidade

Francisco Xavier da Silva Filho, secretário de Estudos Sócio Econômicos e Tecnologia da nova diretoria do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Público, disse que a grande meta é o resgate da dignidade dos trabalhadores. “Esta diretoria teve uma disputa constante na disputa eleitoral, que foi extremamente acirrada, mas, depois de 150 dias de campanha, graças a Deus, saímos vitoriosos. Entendemos que quem ganha com isso é a categoria, pois nosso compromisso com ela é sério, firme e uma das grande lutas que teremos é no sentido de resgatar a dignidade dos trabalhadores. Para isso utilizaremos o diálogo como instrumento, pois em todo o momento no qual o sindicato precisar tomar qualquer posição, como um protesto ou greve, algo que interfira na vida dos trabalhadores, eles serão os primeiros a serem consultados. Temos muita luta, mas hoje é um dia de festa, porém, passadas as comemorações vem o grande desafio de trazer para a categoria alegrias, momentos de satisfação, com conquistas históricas para os trabalhadores e seus familiares. Agora, com satisfação e orgulho, volto a ser dirigente desta categoria, principalmente porque sou motorista de ônibus, sou da base da categoria e sei o sofrimento por que passam os trabalhadores. Nossa luta é, portanto, por eles e vamos servir à altura os nossos companheiros, segundo o nosso lema de sindicato forte e independente com nosso companheiro Noventa presidente.”

Avanços

Edvaldo Santiago da Silva, secretário de Finanças da nova diretoria do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Público, disse que a categoria terá grandes avanços. “A posse de Valdevan Noventa significa um grande avanço para a categoria depois de nove anos nos quais ela ficou para trás. Mas temos certeza de que daqui em diante os trabalhadores estarão em primeiro lugar e a categoria irá atingir um novo patamar, com representação política muito mais elevada do que tem hoje. Os trabalhadores hoje ganham uma diretoria mais comprometida com eles e com toda população de São Paulo.”

Benefícios

Ricardo Patah, presidente nacional da central sindical União Geral dos Trabalhadores (UGT Brasil) e presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, destacou os benefícios que a nova diretoria do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Público irá proporcionar não apenas para a categoria, mas para toda cidade de São Paulo. “No mundo em que vivemos, e, principalmente em cidades como São Paulo, uma das políticas públicas mais importantes é a da mobilidade e não há dúvida de que os trabalhadores desta área tão essencial têm fundamental importância. Para a UGT é um orgulho muito grande ter participado das eleições e percebido que os trabalhadores desejam uma mudança importante com relação ao respeito que eles merecem. Isso porque eles têm uma atividade árdua, pois não é fácil ficar durante horas dentro de um ônibus enfrentando um trânsito como o de São Paulo, com problemas tão graves de mobilidade e muitas vezes enfrentando problemas como falta de benefícios e de capacitação. Por isso, tenho certeza de que o presidente Noventa e sua diretoria, nesta gestão que hoje toma posse, terão a capacidade de perceber aquilo que é importante não apenas para a categoria, mas também par a cidade de São Paulo, pois com um trabalhador motivado quem ganha é a sociedade. Certamente as transformações deste sindicato vão trazer grandes benefícios para a cidade, que, infelizmente, ainda tem problemas muito grandes na área de mobilidade.

Importância

O deputado Ramalho da Construção prestigiou a solenidade de posse e destacou a importância da categoria. “Esta categoria é muito importante para a mobilidade urbana, pois é responsável pelo transporte das pessoas, principalmente os trabalhadores, que necessitam do ônibus, ou seja, são as pessoas mais simples. Os motoristas e cobradores são aqueles que fazem isso com grande carinho, por isso não poderia deixar de estar aqui para dar o meu abraço carinhoso a toda categoria. Este é um contato importante, pois como parlamentar, somos representantes do povo dentro daquilo que ouvimos no dia a dia e o político precisa estar ao lado do povo para debater com ele as suas necessidades, algo que procuramos sempre fazer.”

Momento histórico

Presente na solenidade, o deputado estadual Orlando Morando afirmou que aquele foi um momento histórico. “Já era tempo do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Público ter um representante à altura da categoria. A expectativa é muito grande e estamos confiantes que a gestão do presidente Noventa e de sua diretoria, além de inovadora, irá trazer uma nova vida para todos aqueles que dependem deste sindicato e de sua representatividade. Apoiei ativamente a campanha de Noventa e, naturalmente, não poderia deixar de estar presente para prestigiar este momento histórico para os rodoviários da cidade de São Paulo. Por isso temos muito otimismo e muita confiança, pois o motorista, o cobrador e o mecânico melhor remunerados, com um salário justo, pode transportar o passageiro com mais satisfação e com isso, com certeza, ganha a sociedade como um todo. Sou membro da Comissão de Transporte da Assembleia Legislativa e estamos sempre atentos a uma questão tão importante como a do transporte público sobre pneus na cidade de São Paulo.”