29 de dezembro de 2020

Reunião para avaliar denúncias do inquérito que envolvem diretores do sindicato

Em virtude das notícias veiculadas no Fantástico relacionadas à operação da Polícia Civil, que investiga eventuais denúncias contra o secretário geral do sindicato e outros membros da diretoria da entidade, reuniram-se na manhã de hoje (29), para analisarem os episódios e prestarem esclarecimentos à categoria.

Para o presidente em exercício Valmir Santana da Paz (Sorriso), no momento, o primordial é zelar pelo nome da entidade e contribuir com as autoridades para quaisquer atos que se fizerem necessários às investigações. No entanto, Sorriso também avalia que grande parte da denúncia não se passa de velhas retaliações e perseguições políticas.

A diretoria da entidade também questiona a listagem fraudulenta que cita diversos nomes de diretores que desconhecem o teor de tal conteúdo.

“Nem mesmo as partes e seus advogados estão tendo acesso às informações, mas a imprensa tem dados exclusivos antes dos próprios interessados?”, questionaram os diretores.

O QUE A GLOBO NÃO MOSTRA

Embora a assessoria do sindicato tenha encaminhado vasto material esclarecendo os questionamentos dos jornalistas, a Rede Globo ignorou trechos importantes, como por exemplo, o vídeo do cobrador Édson Gomes, que se coloca à disposição da emissora, afirmando que seria ele o verdadeiro autor do áudio que trata dos “camarões”.

No vídeo, o cobrador diz que a voz é dele e conta que trouxe camarões frescos ao Francisco Xavier (Chiquinho) de uma viagem para o nordeste, o que nada tem a ver com propina.

Os diretores também falaram sobre a luta da entidade e suas conquistas, rebatendo as acusações levianas de que o sindicato não tem atuado em prol da categoria, como por exemplo:
Fim do genérico; Garantia do Emprego de 19 mil cobradores; Garantia do Emprego dos trabalhadores da extinta Viação Tiradentes; Cesta Básica de Qualidade; 43 Carros 0km sorteados; Plano de Cargos e Salários para o Setor de Manutenção; Assistência Odontológica; Especialidades Médicas; Colônias de Férias; Mais Mulheres no Sistema; Campanhas Salariais Vitoriosas, e muito mais.

VALDEVAN NOVENTA

A reportagem da Rede Globo também falhou ao atrelar o inquérito que tramita em São Paulo com a ação da esfera eleitoral sergipana. A emissora também ignorou a decisão favorável que Noventa obteve no TSE, a qual aponta erros na conduta do MP sergipano.

SINDICÂNCIA INTERNA

No encontro, os diretores falaram que se sentiram surpreendidos com a operação, afirmando que haverá uma sindicância interna para apurar se houve – de fato – alguma ilicitude por parte do diretor. “Trata-se de uma investigação, ou seja, até o presente momento não existe um culpado, mas sim, algo a ser esclarecido. Portanto, não podemos ser precipitados e fazer juízo de valor sobre ninguém. Mas o assunto é sério e por isso será apurado pela polícia e também pela diretoria. Assim, se constatarmos irregularidades, tomaremos as devidas providências conforme o estatuto do nosso sindicato”, ponderaram.

QUEM NÃO DEVE NÃO TEME

Sorriso afirmou no encontro que se coloca à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos, reforçando que o primordial é zelar pelo nome da entidade. Sorriso também colocou-se à disposição dos companheiros para os procedimentos de sindicância interna, não descartando a possibilidade de se afastar da presidência.

APOIO

O Sindmotoristas tem recebido apoio de diversos representantes sindicais, filiados à FTTRESP, sendo representados na reunião pelo companheiro Ceará (vice-presidente da federação).