3 de Março de 2021

Declaração do Imposto de Renda inicia hoje no Sindmotoristas

Chegou a hora de declarar o Imposto de Renda e mais uma vez o Sindmotoristas coloca-se à disposição dos trabalhadores para auxiliá-los no serviço, evitando assim que os companheiros fiquem em débito com a Receita Federal.

O serviço será disponibilizado a partir de hoje (3), até o dia 30 de abril, na sede e subsedes do sindicato. Vale destacar que o serviço é gratuito e que a entidade fornecerá, inclusive, a mídia (CD) para a gravação da Declaração do Imposto de Renda.

Permanece obrigado a declarar neste ano, entre outras situações, quem ganhou acima de R$ 28.559,70 em 2020. Para 2021 havia a expectativa de atualização da tabela do IR – o que não aconteceu – permanecendo, na prática, as mesmas faixas dos anos anteriores.

AUXÍLIO EMERGENCIAL

A principal mudança que impacta um número grande de pessoas neste ano é a exigência de declaração daqueles que receberam o auxílio emergencial para enfrentar a pandemia de Covid-19 durante o ano de 2020. Mas nem todos precisam declarar o auxílio. Apenas aqueles que ganharam, além do auxílio emergencial, outros rendimentos tributáveis que somem R$ 22.847,76 ou mais. Quem se enquadrar nesse caso pode ter que devolver o valor recebido como auxílio.

Quem atrasar e não conseguir cumprir o prazo, terá que pagar uma multa de 1% sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. Em 2021 a Receita espera receber mais de 32,6 milhões de declarações.
Além disso, os beneficiários do auxílio que receberam, no ano, mais de R$ 22.847,76 em rendimentos tributáveis em 2020 terão que devolver o auxílio emergencial ao governo.

“Há anos ajudamos os companheiros com o Imposto de Renda, pois é algo muito importante e sabemos que nem todos conseguem finalizar sem o auxílio de um profissional. Organizamos uma equipe de colaboradores para atender a demanda e tirar todas as dúvidas da categoria. Devido a pandemia da COVID-19, o trabalhador que seu dependente (esposa e filhos), que receberam o auxílio emergencial, Procure o sindicato ou o diretor na garagem. Evite cair na malha fina”, afirmou o presidente do Sindmotoristas, Valdevan Noventa.